O público deste post são as pessoas que registram domínios em seus nomes, muitas vezes profissionais liberais ou empresários. Enfim as pessoas com quem converso no meu dia-a-dia, passando orçamentos, desenvolvendo projetos de novos websites, etc.
Para a pessoa que possui um website registrado em seu nome ou no nome da sua empresa, não há anonimato. Pode surpreender a algumas pessoas e ser até invasivo para o conceito de outras, mas por outro lado isso é positivo para a transparência e para a segurança da internet. A possibilidade de rastreamento reforça a responsabilidade que as pessoas tem para com o conteúdo que disponibilizam em seus websites na internet.
Em 2012, o caso de roubo de fotos da atriz Carolina Dieckman mostra que apesar estarem confiantes com o anonimato, os hackers foram encontrados sem grandes dificuldades. Este episódio até serviu para batizar uma lei com o nome da atriz para tratar destes casos de segurança de dados pessoais na internet.
A atenção redobrada também deve ser tomada por parte do detentor de um domínio ao disponibilizar endereços de caixa postal aos seus funcionários, porque no final das contas o que eles fizerem com o e-mail, eles estão fazendo com o e-mail registrado no nome do dono da empresa. Em empresas grandes, geralmente este processo acaba sendo formalizado ao extremo. Quando um funcionário recebe uma conta de e-mail, ele geralmente assina um termo de compromisso de responsabilidade redigito pelo departamento jurídico.