O artigo foi feito para pequenas empresas e profissionais liberais, mas a lógica não deixa de ser a mesma para todos os tamanhos de empresa.
Além do Webdesign
O projeto de webdesign com a elaboração de um site é uma etapa importante para quem deseja se colocar na internet. Depois disso, existem outras possibilidades de ação para fazer a divulgação de website e de sua marca no mercado.
Algumas das ações de divulgação de website não exigem o alto dispêndio de recursos, porque estão disponíveis na internet. Você terá apenas de decidir se deseja fazer sozinho ou dentro de sua empresa, ou contratar uma agência ou profissional especializado.
Por exemplo o cadastro de sua empresa e configuração da respectiva página nas diversas redes sociais já ajuda muito a chegar ao seu público, ganhar credibilidade e alavancar visitas ao seu website (caso seja feitos os devidos links).
Divulgação de website e rede de contatos existente
Vamos fazer de conta que você tem um website que acabou de ser lançado e está pensando no que fazer. Primeiro de tudo, antes de buscar o grande mercado, por que não começar com as pessoas que já conhece?
Quando pensamos em internet tendemos a associa-la com milhões de pessoas e seu potencial. Mas não é apenas isso, internet também é relacionamento, facilidade de contato com as pessoas que você já conhece, essa é a base das redes sociais.
Então, se for pertinente ao seu caso, comece divulgando para seus conhecidos. É claro que se sua rede de relacionamentos mais atrapalha que ajuda ou se seu negócio for voltado a um nicho, você então pode esquecer sua rede de relacionamentos pessoais e ir diretamente ao seu nicho.
Você pode transformar o lançamento do seu website em um evento social, que tal convidar todo mundo para um happy hour de lançamento do seu website? Caso esta ideia não seja pertinente ao seu negócio, envie e-mails aos seus clientes, amigos e familiares, com um link, convidando para que todos venham conhecer o seu website. Você não precisa fazer o mesmo e-mail para todo mundo, pode ser mais formal para seus clientes, informal para seus amigos, etc.
Você pode usar um serviço como o Mailchimp para enviar seus e-mails para um grande número de pessoas.
Facilitar o compartilhamento de seu site
Caso seu objetivo seja a divulgação, a existência de links para compartilhamento de suas páginas em redes sociais é sempre bem vinda. Por exemplo, quando uma pessoa clica no botão facebook, ela é dirigida à sua página para curtir o link para o seu website.
Perfis sociais com link para seu website
Caso seu negócio tenha muito a se beneficiar de redes sociais, você pode ir além de solicitar compartilhamento do seu conteúdo por parte dos visitantes do seu website. Você pode levar o visitante do seu site à sua página de rede social, solicitar amizade ou para que seja um seguidor seu. Eu acredito que este engajamento seja benéfico para criar relacionamento de longo prazo, por outro lado, deve ser pensado como é inserido no contexto do seu website. Sua utilização é pertinente quando você tem tempo para gerenciar a sua presença nas mídias sociais, além disso você quer gerar negócios e não distração, cada caso deve ser analisado com suas peculiaridades.
Identidade visual consistente em todos os meios
Cartões de visita, placas, impressos, alguns negócios fazem uso de tudo isso. Que tal inserir o endereço do seu website? Alguém passa em frente do seu negócio, não tem tempo para parar, mas pode entrar no seu website mais tarde. Dos itens citados, no seu cartão de visitas é essencial que haja o seu website. O conteúdo do seu website pode ajudar um cliente a validar sua decisão de fechar um negócio ou sua busca por algum produto ou serviço em particular.
Tenha um blog para a divulgação de website
No caso de empresas, um blog pode ser chamado de notícias, ou ter outros nomes conforme o que for mais conveniente. De qualquer forma, postagens regulares, com conteúdo condizente com o que seu público busca é uma excelente fonte de divulgação. Além disso, o blog faz o papel de relacionamento em redes sociais, caso você tenha seguidores, você pode criar uma conversa com o seu público e até entendê-lo melhor. Um blog ajuda no seu posicionamento em buscas do Google e além disso, é um local onde você pode falar com propriedade sobre sua empresa, seus produtos, suas promoções, etc.
O trabalho constante
Caso seu website seja peça chave em seu negócio, é muito bom poder contar com a divulgação gratuíta citada acima. Eu não cheguei a falar sobre técnicas de SEO, cadastro em diretórios, etc. Eu foquei em pontos práticos em que qualquer pessoa pode se engajar, sem ter de pagar ninguém. Caso você precise de um website fale conosco.