No momento só enviamos orçamento de manutenção de site para aqueles que foram desenvolvidos pela nossa agência.
Dependendo das necessidades do cliente, a proposta de orçamento pode ter escopo maior que o descrito abaixo. Abaixo deixamos explicado, em linhas gerais, como funciona a manutenção de sites com painel administrativo, blog ou área de notícias.
Manutenção de sites com painel administrativo, blog ou área de notícias – o que está incluso?
1. Os subitens abaixo mostram as condições válidas para site desenvolvido e mantidos mensalmente pela Brinomi.
Não válidas para quem só desenvolveu o site conosco e não fez manutenção mensal conosco.
1.1. Atualizações periódica da tecnologia usada nos arquivos do site, conforme lançamentos de novas versões de software pelos respectivos desenvolvedores.
1.2. Backup do site antes de atualizações programadas.
1.3. Recuperação de site em caso de pane, para a última versão guardada em backup.
1.4. Disponibilidade para responder as dúvidas da pessoa inicialmente treinada, caso as tenha depois do treinamento, para administração do site, inserção de textos, produtos, etc.
1.5. Se um plugin tornar-se obsoleto ou se seu preço anual se torne inviável. Faremos uma pesquisa de opções disponíveis no mercado. Pesquisa de opções e mão de obra de instalação de novo plugin inclusos no suporte técnico. Em situações de plugin que exigem pagamento para uso, não está incluso o valor de compra de licença de plugins, nem pagamento de suporte técnico para desenvolvedor do plugin.
1.6. Comunicação com os desenvolvedores originais de parte do código, mesmo em inglês, para tentar resolução de problemas técnicos decorrentes do código comprado (plugins, frameworks, etc).
2. Os subitens abaixo são válidos para suporte técnico para site administrável ou com área de notícias ou blog sites de temas de terceiros, por exemplo “Theme Forest” implementados pela Brinomi e mantidos mensalmente pela Brinomi.
Não válidas para quem só implementou o site conosco e não fez manutenção mensal conosco.
2.1. Atualizações periódica da tecnologia usada nos arquivos do site, conforme lançamentos de novas versões de software pelos respectivos desenvolvedores.
2.2. Backup do site antes das atualizações.
2.3. Recuperação de site em caso de pane, para a última versão guardada em backup.
2.4. Disponibilidade para responder as suas dúvidas, caso as tenha depois do treinamento, para administração do site, inserção de textos, produtos, etc.
2.5. Caso um plugin se torne obsoleto ou se seu preço anual se torne inviável. Pesquisa de opções inclusa. Não estão inclusas as horas de serviços para instalação do novo plugin a o valor de compra de licença de plugins, nem pagamento de suporte técnico para desenvolvedor do plugin.
2.6. Comunicação com os desenvolvedores originais dos temas, mesmo em inglês, para tentar resolução de problemas técnicos decorrentes do código comprado ou disponibilizado pelo autor de forma lícita. (*ver condições de acesso)
3. Os subitens abaixo são válidos para suporte técnico para site com temas e plugins de terceiros e implementados por terceiros, por exemplo, site desenvolvido por outra agência.
No momento não oferecemos novos orçamentos para esta categoria, mas os itens abaixo cobrem clientes que já temos nestas condições
3.1. Atualizações da tecnologia (software) do site, (*ver condições de acesso)
3.2. Backup do site antes das atualizações.
3.3. Recuperação de site em caso de pane, para a última versão guardada em backup.
3.4. Indicação, mas não compra nem serviços de implementação, de plugins caso algum pare de funcionar.
4. Atualização de temas e plugins desenvolvidos por terceiros:
4.1. Condições de acesso: em resumo precisamos de login e senha. O download de temas e plugins atualizados e a comunicação com o desenvolvedor do código original ocorre desde que a Brinomi tenha comprado o tema indicado pelo cliente. No caso em que o cliente compra o código, se ele desejar nossa intermediação, precisaríamos de seu login e senha para o local em que fez a compra ou suporte do autor. Em alguns casos, quando há restrição de acesso de nossa parte, apenas redigimos o texto e o cliente envia ao desenvolvedor e recebemos arquivos atualizados, que o cliente nos passar por e-mail.
4.2. Há casos em que há exaustão na evolução de uma tecnologia utilizada, por exemplo, o desenvolvedor de um tema para de dar suporte ao mesmo. Neste caso reportamos o ocorrido ao cliente. Não podemos dar continuidade ao desenvolvimento de código de terceiros. Há fornecedores de temas e plugins que cobram valores adicionais de suporte para comunicação com o autor do código, depois de determinado período.
5. Na minha proposta, recebi incluso o suporte técnico por um período. E depois, como ficaria?
Quando no início do projeto você já sabe que não deseja o suporte técnico conosco, seria bom avisar. Desta forma não ofereceríamos hospedagem do site para você.
Seguem opções abaixo quando o site está hospedado conosco:
Opção 1 – continue pagando pela hospedagem, porque o suporte técnico está incluso.
Opção 2 – você pode finalizar o vínculo conosco a qualquer momento depois do pagamento do projeto. Porém, não fazemos a instalação do seu site em outro servidor. Podemos entregar-lhe um backup do banco de dados, do tema do site, plugins e imagens, para que você trabalhe com outro desenvolvedor, mas não nos responsabilizamos pela sua migração.
Seguem opções de manutenção abaixo quando o site não está hospedado conosco:
Opção 1 – fazer a manutenção do site sozinha(o), contratando outra empresa ou caso dentro de sua empresa exista alguém que tenha perfil para isso. Nesta situação, a Brinomi não fica com nenhum vínculo de prestação de serviços com sua empresa, nem tem obrigação quanto a manutenção ou recuperação de seu website.
Opção 2 – nosso contrato mensal para suporte técnico
Opção 3 – contrato da Brinomi uma ou duas vezes por ano, para rodarmos as atualizações do site. O preço de cada atualização avulsa depende do perfil (grau de dificuldade) de seu site.
6. O que não está incluso no suporte tanto de sites administráveis como de qualquer outra categoria, a não ser que tenhamos enviado orçamento específico para isso:
6.1. Redação e edição de textos e imagens. Para sites desenvolvidos ou implementados pela Brinomi, geralmente o cliente recebe treinamento e suporte para inserir textos e imagens no site.
6.2. Modificação de layout ou inserção de funcionalidades adicionais ao que foi descrito no orçamento inicial do site,
6.3. Para sites com e-commerce: não fazemos a intermediação entre você e o provedor de pagamentos, este relacionamento é entre você e o provedor de pagamentos e em nenhum momento pegamos sua senha principal de acesso ao seu Pagseguro ou Paypal, entre outros. Para sua segurança, a integração é feita com códigos de integração que você coleta junto ao seu provedor (o nome varia conforme provedor).
6.4. não há curso de montagem de imagens em softwares externos (nos avise se precisar de orçamento para isso).