É interessante analisar o grau de relevância de se desenvolver um website com integração com mídias sociais. Quando se faz algo só porque todo mundo está fazendo, o resultado esperado muitas vezes não é alcançado, ou simplesmente não se sabe lidar com as possibilidades dos resultados alcançados. Por isso gosto de explicar a interação de websites com mídias sociais em dois níveis de ação possíveis:
1 – Compartilhamento pontual em mídias sociais
O compartilhamento pontual ocorre quando o usuário compartilha uma postagem no facebook ou no twitter por exemplo. Ou quando ele envia uma página a um amigo. Este tipo de ação tem importância para o seu website, porque ele espalha o seu endereço na web. É bom para a visibilidade daquela página compartilhada em particular e para o seu posicionamento nos motores de busca. Além disso pode trazer visitantes ao seu website, junto com oportunidades de negócios.
2 – Engajamento do usuário para futuras interações em mídias sociais
O engajamento do usuário para interações futuras ocorre quando você consegue um seguidor no twitter ou um assinante (seguidor) no Facebook, por exemplo. Nesta modalidade de seguidores, as pessoas tem a possibilidade de receber notícias futuras sobre o que você deseja passar (no Twitter) ou suas atualizações públicas (no caso de Facebook). Ou seja, há uma brecha para próximos contatos com este indivíduo.
Qual é o melhor para o seu website?
O que é mais interessante? Depende, se o seu objetivo é divulgar o seu website ou uma ação em particular, o compartilhamento (share) ajuda muito. O engajamento é sempre interessante e frutífero, mas é preciso observar que exige mais dedicação e atividade por parte do dono do website. Para engajar pessoas no seu twitter, é preciso que você tenha uma conta e que a utilize, o mesmo raciocínio serve para a página do facebook para o seu negócio, afinal não adianta conquistar seguidores, se você não tem tempo para dizer nada a eles.