Essa é uma dúvida com a qual muitas pessoas se deparam no processo de desenvolvimento de seus websites. Alguns pontos devem ser levados em consideração para responder à esta pergunta.
1 – Qual a forma que você deseja ser contactado? E-mail, fone, pessoalmente? Caso as abordagens por fone e pessoais sejam as melhores alternativas para um contato inicial no seu ramo de atuação, então é preciso pensar um pouco antes de ter um formulário de contato.
2 – Você abre seu e-mail todos os dias? Caso a resposta seja não, então esqueça de ter um formulário de contato. Quem submete uma pergunta ou entra em contato pelo formulário espera uma resposta rápida por parte de uma empresa, preferencialmente dentro das próximas 24 horas.
Citei dois casos em que um formulário não é recomendado, mas por outro lado, há situações em que formulário são muito favoráveis:
1 – Um formulário de contato está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Caso seu potencial cliente visite o seu website no final de semana, então ele não precisa esperar o próximo dia útil para falar com sua empresa.
2 – O formulário incentiva uma pronta interação por parte do usuário do website, enfim, ele não precisa ter o trabalho de sair do website e enviar um e-mail, além disso ele não precisa pegar o telefone para ligar para você.
Para ter um formulário de contato de qualidade, é preciso que o webdesigner leve em consideração muitos aspectos técnicos e de usabilidade, que não fazem parte do objetivo desta postagem. De qualquer forma, um website com formulário, mesmo depois de pronto e no ar, vai sempre exigir uma atenção maior por parte do webdesigner.
Nos casos onde há a opção pelo uso de formulário de contato no website, eu sempre recomendo que seja disponibilizado também outro meio de contato, como telefone ou endereço de e-mail ou endereço da empresa (indispensável para websites no ramo de varejo, restaurantes e hotéis). Nem todas as pessoas gostam de preencher formulários, por isso a pluralidade nas formas disponíveis de contato é essencial.