WhatsApp: +55 (11) 98863-91-41  | web@brinomi.com.br

Reputação online para pessoas

Você já procurou seu nome no Google ou em uma rede social? Gostou do que encontrou lá? Pois é… nem todo mundo fica feliz com o que acha.

Profissionais liberais, autônomos ou pessoas com carreira que dependem de processos seletivos sempre precisam monitorar como anda seu perfil na internet.

Este artigo é para a pessoa idônea que não trabalha com exposição direta na mídia e justamente por isso poderia precisar de uma ajuda para entender como administrar sua presença no mundo online.

Não citei as pessoas públicas, como artistas e celebridades, porque geralmente elas já monitoram suas imagens online.

Pode ser um vídeo do passado, uma notícia, ou uma foto debochada de outra pessoa com o mesmo nome que o seu.

Qualquer um desses itens pode confundir seu possível cliente ou recrutador.

O que é reputação online pessoal?

A reputação online de uma pessoa é o conjunto de informações que aparecem quando as pessoas procuram pelo seu nome junto ao seu sobrenome na internet.

Para procurar saber mais sobre você, as pessoas podem usar um motor de busca como o Google ou o Bing, ou mesmo em uma plataforma de rede social conhecida, como o Facebook ou LinkedIn.

Dicas para proteger sua imagem online

Para evitar perrengues e buscar sua proteção, a melhor receita seria ter a sua presença online de acordo com seus objetivos, feita de forma planejada e monitorada por você mesmo(a) ou com ajuda de profissionais de sua confiança.

Você pode seguir os passos abaixo sozinho ou contar com a ajuda de um profissional, ou empresa:

1 – Faça uma busca pelo seu nome

Pesquise por seu nome e sobrenome no Google e nas mídias sociais, por exemplo, Facebook, LinkedIn, Instagram e Pinterest. Mas use a aba privada de seu navegador para fazer isso, dessa forma você visualiza o resultado que as outras pessoas também veem.

Nos resultados do Google, verifique todas as categorias de resultados, além da primeira página de resultados, também verifique as abas com notícias e imagens.

Nos sites das mídias sociais, se você encontrar outros perfis com seu nome, se possível, verifique a fotografia e o que mostram.

Neste levantamento inicial, pode ser que chegue a algumas conclusões:

Sinal verde se tudo que estiver online for verdadeiro e condizente com o que você deseja mostrar.

Sinal amarelo. Se você encontrar informações desajustadas com o que deseja expor em perfis sobre os quais você tem controle.

Para arrumar isso seria preciso fazer o login em suas redes sociais e modificar o conteúdo.

Também é sinal amarelo se você não encontrar absolutamente nada sobre você. Isso é uma vulnerabilidade, porque seu nome poderia ser usado por outra pessoa para abrir contas em redes sociais, registro de domínio, etc. O ideal seria ler os próximos itens para ter uma presença básica, mas sob seu controle.

Sinal vermelho. São situações que exigem maior atenção para reverter os resultados. Podem ser bem variadas, mas vou resumir 3 possíveis abaixo.

Quando você encontra um perfil de mídia social com seu nome e histórico, mas não feito por você, um primeiro passo seria entrar em contato com a administração do site para remover perfil falso.

Para notícias sobre fatos que realmente ocorreram com você, mas que você gostaria que não estivessem expostas, o ideal seria você trabalhar sua presença online, para que informações mais atualizadas sobre sua pessoa pudessem sobrepor as mais antigas e indesejadas.

Encontrar imagens, mesmo que não comprometedoras, ligadas aos resultados por busca de seu nome são realmente uma chateação. Quando elas fazem parte de suas redes sociais, apagar é fácil. Mas nem sempre estão sob seu controle, então a recomendação aqui seria a mesma dada sobre as notícias, seria a de você mesmo alimentar a internet com imagens ligadas ao seu nome, que façam sentido para sua atuação profissional. Novas imagens substituiriam as imagens antigas nos resultados das buscas.

2 – Verifique configurações de privacidade

cuidar da reputação pessoal na internet - cadeados em frente dos rostos das pessoas representando configurações de privacidade nas redes sociais

É importante rever como anda a sua privacidade nas redes em que você já tem conta. Se há informações que fazem mais sentido apenas para seus amigos e familiares, então mude suas configurações para estarem de acordo com sua zona de conforto.

Isso não significa que precisa esconder tudo o que você faz. Se você está confortável com o que expões, então não precisa esconder.

Coloque-se no lugar do seu cliente ou de seus recrutadores, revise suas informações como se fosse um deles e chegue as suas conclusões dentro do campo do que considera seguro para você mesmo.

3 – Separe o profissional do privado

Se você for profissional liberal ou autônomo, seu nome é a sua marca. Vale a pena fazer perfis separados nas redes sociais.

Alguns profissionais liberais confundem persona privada com profissional. Se esta for sua situação, vale a pena pensar com cuidado em itens como: construção de marca pessoal, logotipo e plano de negócios, que são recursos que podem ajudá-lo a levar este processo de forma mais organizada e satisfatória.

4 – Faça seu perfil nas redes sociais

Tomar posse de seu nome nos perfis de redes sociais é uma boa forma de defesa de sua reputação online.

homem sentado em frente de árvore com frutos que representam redes sociais, fala da importância de ter perfil nas mídias sociais.

Mesmo que você não publique postagens em sua página, seria bom que cadastrasse seu perfil para ter controle sobre seu nome na rede social em que fizer o perfil.

Não se trata de virar necessariamente uma celebridade. Não é preciso ser blogueiro (a), nem fazer dancinha para ter um perfil social com postagens e imagens profissionais.

Isso evita dois tipos de problemas: que outras pessoas de má fé usem seu nome e que outras pessoas confundam o perfil de homônimos com o seu.

Se você puder fazer o investimento, existem profissionais de mídia social que vão além da confecção de artes para postagens. Eles trabalham o seu plano de negócios e posicionamento de sua marca, tudo feito em conjunto com você.

5 – Registre um domínio com seu nome e tenha um site

Nas redes sociais, você nunca vai ser 100% dono de sua página, porque a administração da rede social pode retirar sua página do ar no momento que desejar.

Agora o site registrado em seu próprio domínio e hospedado de forma independente seria sua vitrine, para você mostrar a verdadeiras informações sobre você.

Se você não tiver tempo para contratar um site, você pode começar apenas com a compra de um domínio (nome de site) que reflita o seu nome.

Entre as ferramenta apresentadas neste artigo, a criação de um website com seu nome é a forma em que você tem mais controle sobre o conteúdo de sua pessoa online.

6 – Tenha paciência para ver resultados em sua reputação pessoal

Para ver os novos resultados nas buscas, seria preciso esperar pelo menos um mês ou dois depois de atualizar suas redes sociais e fazer um site.

Tenha em mente que você não controla tudo o que as ferramentas de busca mostram quando pesquisam por seu nome. Mas você pode influenciar para que os resultados mostrem textos e imagens condizentes com sua atuação profissional.

Conclusão

Esconder-se não é a melhor estratégia para proteger seu nome online.

Quando sua presença online é feita com planejamento, você consegue sugerir para os motores de busca as informações corretas sobre a sua pessoa.

Seja para você ter mais clientes, conquistar ou manter o emprego, ou para corrigir algum resultado que prejudique algum aspecto de sua vida pessoal.

O artigo focou em ações que podem ser feitas pela pessoa sem recorrer à justiça. No entanto, casos mais graves podem ser levados a advogados.

Share the Post:

Você pode gostar destas postagens