WhatsApp: +55 (11) 98863-91-41  | web@brinomi.com.br

hospedagem de domínio vs hospedagem de site

Diferença entre hospedagem de site, de domínio e de e-mail

Para um mesmo site podem existir diferentes hospedagens:

  • hospedagem do site
  • hospedagem do domínio do site
  • hospedagem ou serviço de e-mail

Muitos pacotes de hospedagem de site oferecem todas as hospedagens juntas. Portanto, quem comprou e está satisfeito com este tipo de pacote não precisa se preocupar em separar os serviços de hospedagem.

Uma hospedagem que agrupa todos estes serviços facilita para quem não deseja administrar fornecedores diferentes.

Font Banner - Free Fonts

Por que contratar serviços de e-mail, hospedagem de site e de domínio em locais diferentes?

Pessoas e empresas podem contratar serviços de hospedagem de site, e-mail e domínio em empresas diferentes. Veja abaixo alguns motivos e exemplos:

  • Segurança decorrente da diversificação dos riscos;
    • Se um dia houvesse um problema com a hospedagem do site, e se os serviços de guarda, recebimento e envio de e-mails estivessem em outro local, pelo menos o e-mail continuaria a funcionar.
  • Necessidade de serviços especializados;
    • Por exemplo, uma empresa pode usar seu domínio para ter caixas postais de um serviço pago de e-mail como o do Google, seja pela segurança; facilidade de uso do painel administrativo ou pelo volume de anexos, entre outros motivos.
    • Ao mesmo tempo, a empresa do exemplo pode utilizar o serviço de criação e hospedagem da Wix.
  • Registro de domínio diretamente na fonte;
    • Eu particularmente prefiro registrar meus domínios com final “com.br” diretamente no site do registro.br
hospedagem de site vs hospedagem de domínio e de e-mail

Entenda o que é cada uma das hospedagens que comparo neste artigo:

Hospedagem de site

A hospedagem de site é um serviço que permite que você publique seu site na internet. Basicamente, é o processo de armazenar os arquivos do seu site em um servidor de hospedagem, tornando-o acessível para os visitantes da web.

Hospedagem de domínio

O domínio é o endereço exclusivo do seu site na internet (por exemplo, https://brinomi.com.br), seriam aquelas palavras que as pessoas digitam para acessar um site.

A hospedagem de domínio refere-se ao serviço de registro e gerenciamento do seu domínio. Em última instância, seria o local para o qual você fará o pagamento pela anualidade do seu domínio.

Host de domínio: em alguns tutoriais do Google, eles não fazem a tradução e tratam a empresa de hospedagem do domínio como host de domínio.

Hospedagem de e-mail

Você não precisa ter um site para ter um e-mail funcionando com o nome de sua empresa. Mas você precisa ter um domínio se desejar ter o e-mail com o nome dele. Por exemplo: contato@nome-da-empresa.com.br

A empresa que vende este tipo de serviço vai se responsabilizar pelo envio e recebimento de seus e-mails. Ela também vai guardar suas mensagens, se sua opção não for por apagá-las.

A hospedagem de e-mail geralmente inclui recursos como acesso a caixas de correio via webmail, suporte a protocolos de e-mail como POP3, IMAP e SMTP, filtragem de spam, recursos de calendário, contatos e outros recursos de gerenciamento de e-mail.

Vale lembrar que hospedagem de e-mail não é o mesmo que software ou aplicativo de leitura de e-mail.

O que significa apontar o domínio para um servidor de hospedagem

apontamento de domínio dns para hospedagem de website - várias mãos apontando para as palavras "apontar domínio"

Para que seu site funcione em uma hospedagem diferente da hospedagem do seu domínio. Seria preciso apontar o DNS para o local onde seu site será hospedado.

Exemplo 1: domínio na registro.br

Se você tem um domínio no registro.br, terá de modificar o DNS para que aponte para sua hospedagem de sites. Mesmo porque no registro.br não tem como hospedar o site.

O domínio continuará sendo hospedado pelo Registro.br, apenas os arquivos do site estão no local para onde foi feito o apontamento.

Exemplo 2: domínio registrado em uma empresa, site em outra

Se o seu domínio foi comprado em uma emprsea de hospedagem como a Godaddy e você não quiser hospedar o site na Godaddy.

O domínio pode continuar na Godaddy, sendo que você apenas modifica o apontamento do DNS para o local onde deseja hospedar o site, poderia se a Hostinger, por exemplo.

Nesta situação, no final, você pagaria periodicamente para a Godaddy, pela anualidade do domínio e pagaria para a Hostinger, pela hospedagem dos arquivos do site.

Exemplo 3: domínio e site na mesma empresa

Se o seu domínio foi comprado junto com um plano de hospedagem em uma empresa, então é possivel que todo o apontamento de DNS já foi feito automaticamente pela própria empresa.

No entanto, confira com sua empresa de hospedagem porque seu plano de hospedagem pode ter um limite de quantidade de sites que suporta. Neste caso não adianta comprar mais domínios, porque os domínios adicionais não serão apontados para o plano de hospedagem de site.

Apontamento para a hospedagem de e-mail

Para que as caixas postais de seu domínio funcionem em um serviço de e-mail é preciso modificar os registro MX (Mail Exchanger) dentro do painel administrativo da empresa que faz a hospedagem de seu domínio.

Cada painel é um pouco diferente em cada empresa de hospedagem e de registro de domínios. Por isso abaixo vamos mostrar o que seria uma lógica geral seguida por este tipo de procedimento.

1 – Primeiramente procure as informações sobre registros MX na empresa que tenha contratado para armazenar e operacionalizar seu e-mail.

2 – Com posse destas informações sobre os registro MX faça login no painel da empresa ou organização de hospedagem de domínio.

3 – Procure pelo local onde recomendam inserir as modificações dos registros MX e preencha as informações conforme as instruções da empresa.

Tempo de propagação nas mudanças de DNS e MX

Quando ocorrem mudanças de DNS e registros MX, isso não é feito logo na hora. Existe uma demora que varia de algumas horas para 3 dias.

Tempo de propagação depois de mudança de DNS - Brinomi 
Web Design explica. Conceito representado por homem semi deitado com ampulheta em suas mãos, ele está abaixo do mapa mundi e 3 diferentes relógios mostrando o tempo.

A palavra usada é propagação justamente porque as mudanças vão se tornando válidas nas várias regiões do globo aos poucos dentro deste prazo.

Se você já tem um site em funcionamento, é preciso que tenha um planejamento para que haja uma transição sem grandes perdas.

Seria bom que contasse com um profissional para ajudar na instalação do site no local de destino. Também que fizesse todos os testes uma vez que finalizada a mudança.

Algumas empresas de hospedagem fazem o serviço de migração de forma gratuita.

O prazo pode parecer grande, mas muitas vezes bastam poucas horas para ser verificada a transição. Isso principalmente se você tem um site brasileiro com público também no Brasil.

Se você precisar de um artigo sobre o assunto com mais detalhes técnicos, recomendo este do Site Ground.

Como fica o DNS na mudança de hospedagem?

Uma das situações que exigem a mudança do apontamento DNS seria quando há mudança de uma empresa de hospedagem de site para outra.

Se você está migrando os serviços de uma hospedagem de uma empresa para outra, vale a pena não fazer isso no último dia da validade do plano na hospedagem antiga.

Nas 72 horas de propagação de DNS, o site pode não apresentar-se estável, mesmo que tenha feito tudo corretamente.

Caso já tenha um site operante, faça a migração tendo ainda uma semana de plano na hospedagem inicial. Assim a transição de uma hospedagem para outra pode ser mais suave.

Também discuta com seu desenvolvedor ou agência sobre o que esperar deste processo de mudança. Riscos e prazos variam conforme o tamanho do seu projeto e volume comercial do mesmo.

O que acontece com e-mails enviados e recebidos no período de propagação da mudança de registros MX

O cenário abaixo fala de uma empresa que já tem emails funcionando em uma hospedagem e vai transicionar para outra outra hospedagem de e-mail.

Depois de ter feito os procedimentos de mudança dos registro MX, pode ser que durante algumas horas, seus e-mails e site fiquem instáveis devido à transição de uma hospedagem para outra.

Cuidados na mudança de registro mx, porque há um tempo de propagação.

Neste período de 72 horas podem ocorrer 3 situações:

1) e-mails recebidos ainda são enviados para a caixa postal da hospedagem antiga;

2) e-mails recebidos voltam para o remetente;

3) e-mails recebidos chegam para a caixa postam na nova hospedagem.

Se sua operação comercial depende muito de e-mails durante a semana, eu recomendaria que fizesse a modificação de DNS e migração no início do final de semana.

Ou seja, se for viável, escolha data e horas que interfiram menos em seu negócio para este tipo de modificação.

Backup de e-mail antes de mudanças nos registros MX

Nem sempre os e-mails antigos podem ser migrados para seu novo serviço de e-mail.

Não importa o tamanho da empresa, sempre é recomendado um bom sistema de backup, ou cópia de segurança de todos os e-mails antes de qualquer transição entre provedores de serviços.

Se você é um profissional liberal ou MEI pode ser que não tenha uma equipe para ajudar no processo de fazer uma cópia de segurança de correio eletrônico. Você pode fazer isso sozinho.

Softwares de leitura de e-mail de sua preferência, por exemplo: Microsoft Outlook ou Thunderbird podem ser utilizados para fazer este tipo de cópia de segurança.

Conclusão

A maioria das empresas, que oferecem planos em hospedagem compartilhada, oferecem tanto pacotes (com site, e-mail e domínio) como os serviços separadamente.

Considere o quanto pode gastar e o tempo que vai dispender para gerenciar a renovação destes serviços quando for escolher o melhor para seu caso. Quanto mais serviços diferentes, mais locais para fazer pagamento.

Uma pessoa dentro da categoria MEI (Microempreendedor Individual) ou profissionais liberais, que não dependem de um site para seu faturamento, podem iniciar comprando um plano de hospedagem básico ou econômico com tudo incluso. Geralmente sai mais barato que comprar os serviços separadamente.

Projetos maiores, demandas por especialização e desejo por diminuir riscos podem levar a pessoa ou empresário a contratarem serviços mais avançados e robustos tanto para site como para serviços de e-mail.

O artigo buscou resumir de forma didática um conceito que pode causar confusão para quem não está acostumado com a administração de websites. Espero que tenhamos ajudado a explicar melhor um assunto que pode ser útil para qualquer empresa ou profissional que deseje manejar seu nome online de forma profissional.

Share the Post:

Você pode gostar destas postagens