A imagem para uso editorial é capturada com o objetivo de acompanhar o texto de publicações jornalísticas e revistas ou outros meios de comunicação.
Você pode encontrar esse tipo de imagem em bancos de imagens que trabalham com essa categoria de fotografia.
Elas podem retratar uma ampla variedade de assuntos, incluindo eventos atuais, celebridades, natureza, esportes, política e muito mais.
Onde você não pode usar imagens para uso editorial
As imagens para uso editorial não podem ilustrar objetivos de marketing e promoção. Veja alguns exemplos:
- não pode usar para fazer uma postagem sobre um produto nas redes sociais,
- não pode usar para promover os seus serviços em seu website,
- não pode usar para a publicidade de uma empresa.
Elas fornecem um contexto visual para uma notícia ou para fornecer um retrato mais vívido de uma pessoa, lugar ou evento.
Uso editorial de imagens
Quem são as pessoas que produzem essas imagens?
Fotógrafos profissionais, tanto independentes ou trabalhando para uma agência ou empresa, geralmente são as pessoas que tiram as fotos de conteúdo editorial.
Com a ajuda de sites especializados, o fotógrafo ou proprietário dos direitos autorais da imagem podem cobrar pelo uso de seu trabalho.
Além disso, as fotos editoriais podem estar sujeitas a restrições de uso, como a exigência de que sejam acompanhadas de créditos ao fotógrafo ou ao provedor de imagens.
Eu vi celebridades em fotos editoriais, essas pessoas deram autorização de uso?
Fotos editoriais de pessoas famosas podem ser tiradas e são comumente usadas em publicações jornalísticas e revistas sem precisar do consentimento dos famosos.
Parte-se do princípio que o uso da imagem é dentro do contexto jornalístico. As fotos de celebridades seriam capturadas em locais públicos ou em situações em que eles esperam ser fotografados, como em eventos públicos.
É bom evitar seu uso de maneira ofensiva ou invasiva para difamar ou prejudicar a reputação de uma pessoa.
Tampouco pode haver uso para fins comerciais, por exemplo, se você encontrou uma foto editorial de um artista que foi receber um prêmio, essa foto não pode fazer parte da publicidade de sua empresa.
É preciso pagar para usar imagens editoriais?
Se elas foram disponibilizadas por um site de banco de imagens que cobra pelo uso das mesmas, sim é preciso pagar para usar imagens essas editoriais
Esses sites geralmente disponibilizam a fotografia diretamente relacionada a notícias recentes e eventos de importância no mundo artístico, esportivo e político. Inclusive, há o pagamento para remunerar o fotógrafo.
Por outro lado, há sites que distribuem imagens para uso gratuito, ou seja, você pode fazer o download e usar em seu projeto sem pagar para o site, nem para o autor da obra. Apesar da gratuidade, sempre seria legal verificar as políticas do site, para ver se há restrições no modo de uso.
Lembre-se que resultado do Google Imagens e Pinterest não são estoque de imagem, então apesar de serem locais onde você consulta gratuitamente a existência das imagens, não significa que você pode pegar essas imagens para uso editorial.
Atribuição ao autor
Atribuição ao autor é quando você mostra o nome do autor da obra. Seria a colocação de um texto pequeno, mas legível, perto da imagem, que indique o nome do autor e ou do site de origem.
Esse tipo de citação pode ser obrigatório ou não. No uso de imagens editorias, dependendo do local onde você retirou essa imagem, pode ser que mesmo tendo pago pela imagem, você tenha de fazer a atribuição ao autor.
Uma coisa é pagamento pelo uso da imagem e outra diferente é a citação do autor. Pode parecer complicado, à primeira vista, porque a política muda conforma o site de origem da imagem.
Quais sites vendem imagens editoriais?
Existem muitos sites onde é possível comprar imagens para uso editorial, mas aqui estão alguns que são populares:
- Shutterstock Editorial: É um dos principais fornecedores de imagens editoriais, oferecendo uma grande variedade de fotos e ilustrações de alta qualidade de eventos atuais, celebridades, esportes, política, negócios, e muitos outros assuntos.
- Depositphotos: Esse site é uma boa opção para brasileiros que precisam pagar com boleto.
- Getty Images Editorial: É outro dos principais fornecedores de imagens editoriais do mundo, oferecendo uma vasta seleção de imagens de notícias, esportes, entretenimento e outras áreas.
- AP Images: É uma das principais agências de notícias do mundo, oferecendo imagens editoriais e fotográficas de eventos atuais, política, entretenimento e outros assuntos.
- Alamy Editorial: É um fornecedor de imagens editoriais que oferece uma vasta seleção de fotos e ilustrações de alta qualidade de eventos atuais, celebridades, esportes, política, negócios, e muitos outros assuntos.
- iStock Editorial: É uma plataforma de banco de imagens que oferece uma ampla seleção de imagens editoriais e fotográficas de vários assuntos.
- Reuters Editorial: É outra importante agência de notícias que oferece uma ampla seleção de imagens editoriais de notícias, esportes e entretenimento. Não é fácil comprar uma imagem por lá, mas deixo a referência porque é uma fonte usada pelos grandes meios de comunicação.
Cada um desses sites tem suas próprias características e vantagens, portanto, é importante verificar a qualidade e a relevância das imagens, bem como os termos e condições de uso antes de decidir qual comprar.
Outros sites para achar fotos editoriais
Sites não especializados em imagens editoriais mas que disponibilizam suas imagens para uso sem restrição do número de visualizações podem ser fontes para ilustrar um texto editorial.
Eles podem não ter as fotografias dos eventos mais recentes das notícias, mas podem ser úteis para fornecer imagens sobre conceitos, lugares, objetos e pessoas.
Exemplos gratuitos (verificar a política no site): Pexels, Pixabay e Unsplash.
Exemplos pagos (verificar a política no site): Envato Elements e Freepik.
Conclusão
O artigo termina por aqui, espero que tenha ajudado quem estava na dúvida sobre o que são as imagens para uso editorial. Para finalizar, gostaríamos de dizer que o assunto não se esgota por aqui.
Como qualquer outro tema que envolve compra e contratos, não poderia ser diferente no caso dos termos de serviços de bancos de imagem. Vale a pena consultar um advogado se você tiver dúvidas sobre o assunto e quiser um parecer de profissional habilitado na leitura e interpretação de contratos.