WhatsApp: +55 (11) 98863-91-41  | web@brinomi.com.br

Como funciona usar banco de imagens

O que é um site de estoque de imagem

Introdução

Estoques de imagens também podem ser chamados de banco de imagens. São sites onde você compra o direito de usar uma fotografia ou ilustração em projetos pessoais ou profissionais.

Esse é um modo legal de usar suas imagens, já que o autor da ilustração ou da fotografia é remunerado.

Quem alimenta esses sites com os itens disponíveis para download são os próprios autores das imagens. Por exemplo um ilustrador pode subir suas ilustrações para que sejam vendidas no site, da mesma forma que um fotógrafo pode subir suas fotografias para que sejam disponibilizadas pelo site de estoque de imagens.

Fotografia que ilustra o processo de pessoa escolhendo fotografias de banco de imagens

Você não encontra apenas imagens. Há sites que disponibilizam vídeos, músicas, arquivos Photoshop para mockup, entre outros.

O lado bom dos sites de estoque de imagem

A popularização dos sites de estoque de imagem veio a ajudar na resposta para a grande demanda por fotos profissionais.

  • Divulgação física e online
    • Se antigamente apenas as grandes empresas faziam ações de marketing e divulgação, hoje todos os empresários, não importa o tamanho, precisam pensar em divulgação física e online.
  • Qualidade da comunicação
    • No final não é só sobre marketing, é sobre comunicação de qualidade também.
    • Uma campanha de saúde na escola, ou uma apresentação para um grupo de alunos, tudo fica mais fácil quando podemos contar com as imagens certas para as ideias que queremos passar.
    • Na construção de websites, nas mídias sociais, no desenho de um panfleto, em todos esses lugares há espaço para fotografias e ilustrações provenientes de bancos de imagem.
  • Rapidez e preços menores quando comparado com sessões de fotografia
    • Comprar o direito de uso de uma imagem como um serviço online tem um custo infinitamente menor que o de contratar e produzir uma sessão de fotos.
    • Os bancos de imagem não substituem os profissionais de fotografia, apenas tornam viável o uso de imagens de qualidade por projetos que não teriam verbas para fazê-lo com um fotógrafo e modelos profissionais.

Restrições ao uso

Vale a pena ler a política de cada site, porque alguns deles possuem imagens chamadas “editoriais” que não podem ser usadas para propaganda. Abaixo enumeramos alguns pontos para você prestar atenção ou pesquisar caso fique com dúvida sobre o uso de imagens:

  • Uso em produtos físicos: Muitas vezes há uma restrição quanto ao número de produtos. Por exemplo, na Shutterstock, se você fosse usar uma imagem em um produto com mais de 500.000 cópias físicas, então seria preciso fazer uma compra especial, com preço maior.
  • Citação ou atribuição: Atribuição ou citação do autor e da fonte é outra exigência que pode vir para determinados usos, como em livros. Consulte os termos de serviço de cada fornecedor quanto a esse assunto.
  • Uso editorial: Imagens editoriais são disponibilizadas para uso em notícias e outros fins editoriais, não podendo ilustrar campanhas publicitárias.
  • Bancos de imagem gratuitos também tem restrições: Até os sites gratuitos de uso de imagem, como exemplo Pexels, Unsplah e Pixabay, colocam restrições para uso dos ativos para download em seus sites, entre as restrições destacam-se: não utilizar as pessoas das imagens em situações ofensivas ou ilegais; não revender imagens em outros lugares; etc.
  • Uso em logotipo: alguns sites vedam o uso de suas imagens em logos, outros aceitam que as imagens sejam usadas desde que modificadas, ou desde que sejam apenas parte da arte do logo, não sua totalidade.
  • Revenda de imagens: em comum sites pagos ou gratuitos, todos condenam a revenda das imagens que disponibilizam para licenciamento ou download.
  • Uso em modelos digitais para revenda: verifique as limitações junto ao site de banco de imagens, porque as políticas variam. Na Istock, por exemplo, há uma modalidade chamada licença de produto de revenda.

Como funciona o pagamento

Como pagar pelo uso de fotos e ilustrações de banco de imagens.

Há sites com conteúdo gratuito e sites com conteúdo pago, que repassam um percentual aos autores das imagens.

Por serem estrangeiras muitas dessas empresas de estoque de imagens só podem ser contratadas com pagamento via cartão de crédito internacional. Há exceções, como por exemplo, a Depositphotos que aceita boleto bancário, Pagseguro, entre outras formas de pagamento.

Muitos bancos de imagem exigem a compra de um mínimo de fotos, ou pagamento de uma mensalidade, chamada de assinatura.

Você encontrará com frequência esses termos para modelos de vendas em sites de banco de imagens:

  1. Venda de créditos – a compra de créditos é ideal para quem não vai usar muitas imagens.
  2. Venda de assinaturas – geralmente a compra de assinatura vale a pena para quem usa muitas imagens por mês

A classificação das licenças e a diferença entre os pacotes oferecidos pelos sites torna um pouco difícil a comparação entre eles. Vale a pena pesquisar para achar o site que oferece a melhor oferta para as suas necessidades.

Também lembre-se que se você for contratar um designer para seu projeto, geralmente esse profissional já tem uma assinatura em uma empresa de estoque de imagens, em muitos casos o valor da imagen já está no preço da arte que você for contratar.

Por isso, vale a pena conversar com o profissional ou agência que te asssessora, antes de comprar fotografias ou ilustrações para seu projeto.

Imagens Google e Pinterest não são banco de imagem

O resultado de busca de imagens do Google e o Pinterest não são estoque de imagens para uso livre e gratuito. Os dois sites mostram resultados de pesquisas.

Ao fazer a busca tanto no Google, como no Pinterest, é possível que encontre imagens de uso livre ou gratuito.

O segredo está em clicar na imagem desejada e verificar a origem da mesma. Geralmente é possível identificar se a imagem vem de um banco de imagens. Se este for o caso, então visite o link.

No site de estoque de imagens você vai conseguir verificar se a imagem está livre para uso ou não. Também poderá pesquisar se há um valor a ser pago pelo uso da imagem.

Imagem Grátis

O grátis pode vir de diferentes formas. Listamos algumas abaixo:

  • Sites que disponibilizam suas imagens sem cobrança.
    • Veja alguns exemplos: Pexels, Unsplash, Pixabay, Kabookpics, etc.
    • Cada site de imagens gratuitas tem suas políticas e dentro de algumas delas, você vai encontrar diferentes categorias de licenciamento.
  • Sites que vendem imagens, mas disponibilizam algumas de graça
    • Há também sites especializados na venda de imagens que oferecem imagens de uso gratuito desde que você faça a citação da fonte. Esse modelo é muito usado pela Freepik.
  • Sites que vendem imagens mas tem versão de avaliação grátis
    • Um modo restrito, pelo tempo ou quantidade, de achar imagens gratuítas é o teste da versão de avaliação em sites como Adobe Stock, Shutterstock, Istock, Depositphotos e Envato Elements.
    • Consulte cada site para ver se eles disponibilizam as primeiras 10 imagens grátis, ou às vezes um período de dias para uso gratuito.
    • Alguns desses sites exigem que você insira seu número de cartão de crédito, então só preste atenção de cancelar o serviço, se você não for contratar, caso contrário, será cobrado.

“Royalty Free” não é “de graça”

Quando encontramos em inglês como “free” junto a um produto ou serviço temos a tendência a pensar na tradução como “grátis”.

Mas o “free” pode ser usado junto com outras palavras e o resultado da tradução não seria exatamente “grátis”, mas sim “livre”. Por exemplo “royalty free”.

O que significa royalty free. Será que é imagem de graça mesmo?

“Royalty free” significa que o licenciamento de um produto ou serviço não exige o pagamento de royalties ou taxas adicionais após a aquisição inicial.

Em outras palavras, uma vez que você adquire uma licença “royalty free”, você tem permissão para usar o produto ou serviço de forma contínua e ilimitada, sem precisar pagar taxas adicionais a cada uso ou a cada período de tempo. No entanto, pode ter existido um primeiro pagamento.

Pesquise e use estoque de imagens

Espero que este artigo tenha ajudado a quem tinha dúvidas sobre esse tipo de site que vende imagens.

Sou designer e tenho usado itens de estoque de imagens por anos e eles tem sido muito práticos e úteis.

O segredo para o bom uso dessas fotografias e ilustrações de bancos de imagens está na curadoria, ou seja, no seu processo de escolha de itens que realmente casem com o estilo do projeto e da mensagem que deseja passar.

Share the Post:

Você pode gostar destas postagens