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Perfil da Empresa no Google

O Perfil da Empresa no Google é uma plataforma onde os proprietários de empresas, MEI e profissionais liberais podem criar um cadastro online que aparece nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps.

Aparecer no Google Maps, como uma empresa, é um grande diferencial. Principalmente se você tem uma empresa local, ou seja, seus clientes estão concentrados em uma região. É o típico caso de pizzarias, padarias, oficinas de carros, clínicas médicas, petshops, etc.

Esse cadastro é gratuito. Ao criar uma listagem no Perfil da Empresa no Google, você pode fornecer informações importantes sobre a sua empresa, como endereço, horário de funcionamento, número de telefone, site e fotos.

Essas informações aparecem nos resultados de pesquisa do Google quando alguém procura pelo nome da sua empresa ou por palavras-chave relacionadas aos seus produtos ou serviços.

O Perfil da Empresa no Google também permite que os proprietários de empresas interajam com seus clientes, respondendo a comentários e avaliações.

Além disso, a plataforma oferece insights úteis sobre como as pessoas estão interagindo com a sua listagem, como visualizações de página, cliques no site e chamadas telefônicas.

Perfil da Empresa no Google é o antigo Google Meu Negócio

É curioso, mas o nome dos produtos do Google mudam com o tempo. O Perfil da Empresa no Google também já teve outro nome. Seu nome antigo era Google Meu Negócio.

Então você vai encontrar muito material sobre esse assunto, na internet, sob o nome de Google Meu Negócio.

5 Passos para ter um Perfil da Empresa no Google

Os passos abaixo parte do princípio de que você é o dono ou administrador do negócio.

  1. Reivindicar sua ficha:
    • Certifique-se de que você tenha reivindicado a ficha do seu negócio no Perfil da Empresa no Google;
    • Isso significa que o perfil vai ser ligado ao seu login do Google. Esse login seria aquele e-mail com o qual você acessa seu gmail, caso já tenha o gmail. O mesmo login pode acessar muitos outros serviços do Google, entre eles o perfil de sua empresa;
    • Pode ser que sua empresa já apareça no mapa do Google, porém ela precisa estar como uma propriedade sua, por isso da palavra “reivindicar”, porque algumas empresas já foram criadas mas não foram ligadas ao perfil do proprietário.
  2. Adicionar informações precisas:
    • Nome da empresa, endereço, número de telefone e horários de funcionamento, site.
  3. Selecionar fotos de alta qualidade:
    • Adicione fotos de alta qualidade que mostrem seu negócio de forma atraente;
    • Mas lembre-se que feito é melhor que perfeito. Se você não puder tirar fotos profissionais, tire você mesmo com sua câmera de celular;
    • Inclua fotos da sua loja, produtos, equipe e quaisquer outras imagens relevantes que possam ajudar a contar a história do seu negócio.
  4. Incluir uma descrição completa:
    • Escreva uma descrição completa do seu negócio, incluindo informações sobre seus produtos e serviços, valores e missão. Isso ajudará a dar aos clientes em potencial uma ideia do que você oferece e o que o torna único.
  5. Receber confirmação do Google em seu endereço:
    • Depois de receber um código de confirmação em seu endereço, você vai seguir as instruções da correspondência para mostrar que ela foi recebida;
    • Isso é feito para eles checarem se você realmente está no endereço informado.

4 Erros para destruir o perfil de sua empresa na plataforma

Oportunidades chegam com responsabilidades.

O perfil do seu negócio no Google é uma grande oportunidade de promoção gratuita, por isso evite algumas atitude que queimam sua presença com o seu público e junto ao Google:

pessoa consultando sua empresa no perfil de empresa no Google
  • Erro 1: Não reivindicar sua propriedade
    • Não é porque seu negócio está presente no mapa do Google que ele é seu. E se alguém inserir no seu perfil um telefone que não é seu?
    • Para evitar este tipo de problema é preciso reivindicar sua propriedade.
    • Lembre-se de seguir as instruções de confirmação do Google na última etapa. Geralmente envolve o recebimento de uma correspondência de confirmação.
  • Erro 2: Não entrar no e-mail informado na ficha de cadastro
    • Se você informou um e-mail e que deseja receber mensagens, então fique atendo à sua caixa de entrada, porque os interessados em seus produtos ou serviços vão achar sua empresa no Google vão tentar entrar em contato com você.
    • Mesmo o Google, de tempo em tempo, entra em contato sobre o seu perfil, seja para informar atualizações ou para pedir que você preencha informações novas ou referentes a datas específicas, como feriados.
  • Erro 3: Não atualizar seu cadastro quando muda algum contato
    • Parece básico, mas algumas pessoas esquecem de atualizar seu cadastro quando modificam telefone, endereço, website, horário de funcionamento, etc.
  • Erro 4: Não responder aos comentários e perguntas dos clientes
    • Comentários são sempre uma boa fonte de aprendizado sobre seu negócio e em alguns casos, sobre como seus empregados estão tratando seu clientes;
    • Comentário positivos merecem um agradecimento e comentários negativos merecem desculpas ou outra ação de contato ou de melhoria de suas práticas;
    • Perguntas geralmente são de pessoas interessadas em seu negócio, vale a pena responder, porque outros clientes ou possíveis clientes podem ter as mesmas dúvidas.

Para empresas que não podem mostrar o endereço

Pode ser que seu negócio não possa receber os clientes na sua sede, por isso há uma opção de não mostrar o endereço no mapa.

Se você não quer mostrar o seu endereço, na etapa abaixo preencha a opção “não”. Ou seja, quando for perguntado se deseja adicionar um local que os clientes podem visitar, a resposta seria “não”.

etapa de preenchimento do perfil da empresa no Google
Se você quer ter um cadastro, mas não quer exibir o endereço para receber clientes.
Então preencha “não” nesta etapa.

Você pode se perguntar. “então por que preencher o cadastro, se não desejo mostrar o endereço?”

A resposta seria que ainda assim é interessante preencher o cadastro para expor sua empresa nos resultados de busca e de alguma forma mostrar a seriedade de sua empresa, além de ligá-la a aos resultados de buscas para pessoas que vivam em uma localidade, mesmo que você não deseje mostrar o endereço.

Quem pode preencher o cadastro do Perfil da Empresa no Google?

O proprietário do negócio pode fazer o cadastro, que é bem intuitivo e gratuito. Há agências e profissionais que também podem assessorar o empresário nesta tarefa.

Um especialista em marketing digital ou um consultor de negócios locais poderiam ajudá-lo a criar e otimizar seu perfil de negócio no Google para aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes.

O diferencial desses especialistas, seria a experiência que possuem em SEO (otimização para os motores de busca), publicidade online, marketing de conteúdo e gerenciamento de redes sociais, o que pode ser útil ao criar um perfil turbinado de negócio no Google.

Mesmo que o empresário não faça sozinho e prefira delegar para um funcionário ou contratar um terceiro para esta tarefa. Seria interessante que, no final do processo, a propriedade do local fosse passada para o e-mail do dono ou gerente do negócio. Certificar-se de que isso ocorre passa uma maior segurança e controle sobre este perfil por parte do responsável pelo negócio.

Conclusão e opinião

O Perfil da Empresa no Google é uma das melhores oportunidades de exposição disponibilizada de forma gratuita aos empresários e também uma das menos aproveitadas.

O artigo abordou apenas o básico sobre o gerenciamento desta plataforma que permite outros vários tipos de controle sobre como sua empresa aparece no Google, sem falar da possibilidade de contratar anúncios.

Espero que este artigo tenha ajudado a despertar o interesse neste cadastro. Não importa o tamanho de sua empresa, você tem acesso a esta ferramenta que liga sua empresa ao mundo das buscas do Google.

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