Conceito de site administrável
Escreverei sobre o que seria um site administrável ou website gerenciável, que também pode ser chamado de CMS (content management system) ou sistema de administração de conteúdo.
- Conceito de site administrável ou CMS
- Para quem é esse artigo
- Tipos de sites administráveis
- Para quem são os sites administráveis
- Ideias erradas sobre sites administráveis
- Engano 1 – só um site administrável pode ser modificado
- Engano 2 – o site não precisa de atualizações e manutenções
São sites que permitem a edição de textos e fotos, sem que a pessoa que edita tenha que modificar os arquivos de código do site.
Os exemplos clássicos são blogs, sites de notícias, portais, e qualquer outro site onde a inserção de novos artigos é grande. Porém, qualquer site pode ser administrável, até o site da pequena empresa, com 5 páginas.
Público alvo do texto
Este texto destina-se a quem não tem experiência com desenvolvimento de sites. Também pode ser útil para quem está escolhendo seu próximo website.
Existem vários tipos de sites administráveis
O WordPress é uma das plataformas de CMS mais popular atualmente. Existem outras plataformas também muito populares, como o Shopify, Wix, Squarespace, Joomla, etc.
Não há uma melhor ou pior, há tecnologias para perfis e bolsos diferentes.
Quem precisa de um site gerenciável?
Geralmente beneficia-se deste tipo de site a pessoa que tem tempo disponível para “colocar a mão na massa”.
Inclusive, o modelo de site administrável é ideal para quem quer publicar artigos ou notícias com frequência e independência.
Um site deste tipo permite que o seu proprietário faça login com um nome de usuário e senha. Ele mesmo, ou um colaborador, poderiam fazer a edição dos textos e imagens do site.
Algumas vezes, por falta de conhecimento, ou confusão quanto a definições, faz com que as pessoas queiram um site administrável, sem ter perfil para administrar sites. Isso não chega a ser um problema, se o proprietário do site contratar um profissional para fazer a edição e manutenção de seu site.
O que significa mudar texto e fotos?
Geralmente, mas nem sempre, os sites possuem uma estrutura que se repete na maior parte das páginas, o topo e o rodapé, além da barra lateral, esta última muito presente em blogs. Sobra o miolo do site, que é onde ficam o texto e fotos. A edição deste miolo seria a principal facilidade de um site administrável.
Falsa premissa 1: apenas o website administrável pode ser modificado depois de pronto.
Há quem procure o site administrável pensando que só ele pode ser modificado no futuro, isto não é verdade.
O site sem painel administrativo também pode ser editado e reformulado, só que precisa de uma pessoa que saiba abrir o arquivo do site em editor de código, esta pessoa, geralmente é o desenvolvedor ou web designer.
Falsa premissa 2: o website administrável dispensa necessidade de manutenção no futuro
O site administrável é como um carro, ele precisa de manutenção para atualização da tecnologia.
Dependendo do grau de complexidade de um site, a atualização tecnológica pode ser postergada sem grandes problemas. Mas quanto mais funcionalidades e novos conteúdos tem site, maior a necessidade de acompanhamento de um profissional.
Manutenção para atualização da tecnologia do site não é edição de textos e fotos. Seria implementar as versões mais recentes do código, para que seu site apresente-se seguro contra ataques e para que o conjunto de funcionalidades do site mantenha-se operante com o decorrer dos anos, devido a evolução dos computadores, navegadores e equipamentos.
Quando você paga mensalmente para uma plataforma pelo uso do CMS e hospedagem de seu site, muitas vezes, você não precisa se preocupar com a manutenção da tecnologia, que é feita pela empresa que oferece o serviço, por exemplo, Wix, Shopify, entre outros.
Como o mercado é muito variado, sempre é bom pesquisar com a empresa que fornece para você, e perguntar como será feita a manutenção da tecnologia no futuro e como é o pagamento pelas manutenções.