Se você vai iniciar o primeiro website para seu negócio ou quer melhorar o site que já tem, este artigo é um guia para ajudá-lo a escrever o texto para um website.
Fizemos uma sugestão de tópicos, no formato de lista de verificação ou ‘checklist’ que podem ser detalhados no texto de um site profissional para apresentação de sua empresa, seus produtos e serviços.
- Introdução – o que escrever no seu site
- Lista de verificação – sugestão de conteúdo para seu site
- Não pense no design
- Quando contratar alguém só para escrever
Em outro artigo resumimos os pontos a serem considerados no planejamento de um website, sendo que a estruturação de um conteúdo escrito é um dos pontos importantes do processo.
Dessa forma, as sugestões abaixo podem ser escritas antes mesmo que você contrate um profissional ou agência de web design.
Texto sobre sua empresa
- Resumo em um parágrafo sobre o que sua empresa faz.
- Início da empresa, conquistas, missão.
- Histórico dos sócios.
- Conte sobre seus colaboradores.
- Relacionamento com seus fornecedores e sociedade.
Produtos ou serviços
- Descrição
- Qual problema ou desejo resolve ou atende
- Como, onde, por que usar seu produto ou serviço?
- Seus produtos ou serviços são divididos em categorias?
- Aponte os diferenciais, onde é melhor que a concorrência
Chamada para ação
O que espera que seus clientes façam depois de visitar o seu site?
- ligação telefônica;
- preenchimento do formulário de contato;
- contato via WhatsApp.
- subscrição em lista de e-mail
Prova social para seu website
- Em primeiro lugar estão os depoimentos de clientes.
- Imagens de participação em feiras, treinamentos, reuniões, local de trabalho.
- Selos de associação em grupos empresariais ou de classe, participação em anuários.
- Link para mídias sociais, apenas para quem tem perfil ativo.
Contato e outras praticidades para o site
- Endereço, fone e Whatsapp.
- Mapa de localização.
- Caixa de Chat.
- Formulário de contato e e-mail onde gostaria de receber as mensagens.
- Termos de serviços e FAQ – resposta a perguntas frequentes.
- Política de Privacidade e Termos de uso – importante para comércio online e sites que coletam informações do cliente.
Não se preocupe com o design do website
No primeiro momento, para que sua escrita consiga fluir, não se preocupe com o design de sua página.
Primeiro escreva e depois veja como o design vai se adequar ao que você deseja comunicar.
Num segundo momento, podem ser pensadas formas de resumir seu conteúdo, dar destaque para palavras ou frases, etc.
Se você for contratar um profissional ou agência para a criação de site, o seu texto será muito importante para direcionar o modo como a pessoa pensará as soluções de desenho do site e na busca de imagens para ilustrar o conteúdo.
Mesmo que você faça seu site sozinho, recomendo que separe as fases e escreva o conteúdo do website antes de partir para a montagem do site. Com o planejamento bem organizado, você perde menos tempo escolhendo soluções de design para suas páginas.
Quando contratar um profissional especializado em escrever
O empresário que tem o orçamento pode contratar um redator profissional só para escrever sua mensagem.
Se você for fazer seu site junto a uma agência, algumas delas possuem um profissional para esse serviço em sua equipe e disponibilizam o serviço.
Outras pessoas escolhem estudar o assunto com detalhes, comprando livros e cursos de Copywriting.
Contudo, se sua empresa está iniciando no mundo online, ou você tem pressa e precisa economizar, as dicas acima são bem práticas para que você faça sozinho a parte escrita do seu site.
O importante é começar a escrever para seu site
Se você mesmo vai escrever seu texto para seu website, agora que você tem uma lista com os principais pontos, saiba que ela não é uma forma de gesso, na verdade, você é quem escolhe os itens que fazem sentido para o desenvolvimento do seu site.
O mais importante é começar. Seja digitando com o teclado ou usando a voz para ditar um texto em seu celular. Não tenha medo de errar, escreva primeiro, deixe a correção para depois.
O importante mesmo é tirar o conteúdo de dentro da cabeça e passar para um formato de escrita. Você vai se surpreender com o poder organizador que seu texto tem sobre as próximas etapas do projeto de criação de site.