Aspectos práticos na escolha de cores para seu website
No post anterior abordamos os aspectos práticos da escolha de cores na criação de um website, como: adequação à área de atuação, compatibilidade com a identidade visual já existente e gosto pessoal do proprietário do website. Após estas considerações básicas, é possível que ainda existam dúvidas sobre as cores a serem escolhidas. Principalmente quando se trata de desenvolvimento de um website para profissional voltado a uma áera mais criativa ou quando se trata de um blog pessoal.
Método de apoio para escolha de cores do seu website
Quando bate a dúvida, uma boa ferramenta é fazer um mural com itens que contenham as cores que você deseja ver no seu website. Por exemplo, o board abaixo foi montado para a criação de um CMS, para o qual havia uma certa idéia de cores, o objetivo era escolher tonalidades que se encaixassem dentro do tema “nude”. “Nude” é um termo que veio do inglês para designar alguns tons de cor que se aproximam ao da pele, foi muito usado em textos sobre moda.

Passos:
- Delimite – Sem esquecer da adequação ao seu negócio a à identidade visual já existente (caso deseje mantê-la), escolha um tema ou tenha uma cor em mente. Um tema pode ser: carros de aventura; tropicália, inverno com charme, etc.
- Localize – Procure fotos em embalagens, suas fotos pessoais, revistas, websites e blogs que tenham as cores dentro do que você procura. Faça uma pasta no seu computador e guarde estas referências, ou caso estejam no papel, junte as referências em um lugar, pode ser uma pasta. Caso você seja da área criativa, vale a pena montar um “board”, com recortes dos itens que lhe agradam, dentro do tema ou com as cores escolhidas.
- Escolha e especifique – É surpreendente a quantidade de cores que podem se esconder por trás de um tema visual, ou de um simples “azul” ou “nude”. Por isso este método é uma boa ajuda aos mais indecisos e também à correta comunicação sobre o que se deseja . Deste modo é possível indentificar as cores, de modo que as instruções sobre as mesmas possam ser passadas a uma segunda pessoa.
Preciso de todo esse trabalho para desenvolver um site?
A resposta é não, o método acima é um apoio para um determinado perfil de pessoas que são mais exigentes quanto à composição de cores do seu website. Aliás, o método acima pode ser usado também para escolha de cores de sua marca ou até de produtos.
Caso você não seja muito exigente quanto a cores, é mais fácil apenas pedir ao web designer a cor que você deseja e o profissional vai saber propor a cartela de cores mais adequada ao seu negócio de atuação.