WhatsApp: +55 (11) 98863-91-41  | web@brinomi.com.br

o que faz um websdesigner?

Web Designer – quem são, o que fazem, onde trabalham…

o que faz um web designer?

O web designer faz websites.

Ele é o profissional que pensa no visual, na escolha da melhor tecnologia, na implementação e manutenção do site com segurança. O web designer faz tudo isso sempre tendo em mente uma experiência do usuário que leve aos resultados esperados pelo proprietário site

Quando se trata de projeto para site administrável, o web designer pode dar treinamento e orientação ao proprietário do site, para que ele aprenda a editar o conteúdo de seu site.

No longo prazo, o websigner ajuda na manutenção e atualização do site que projetou.

Web design é uma profissão?

Sim, web design é uma profissão. Ele pode atuar no planejamento, criação e manutenção de sites. Só que nem todo mundo que trabalha na criação de um site é chamado de web designer.

Os nomes das profissões variam, porque quanto maior a estrutura da agência ou empresa, maior a especialização e mais nomenclaturas de profissionais envolvidos na criação do site aparecem. Cada um cuidando de parte do processo do desenvolvimento do site.

Qualquer um pode criar um site?

Devido à facilidade de plataformas de criação de sites. Pessoas com tempo disponível, vontade de aprender e não perfeccionistas podem tentar fazer seus site sozinhas.

As facilidades do “faça você mesmo” não é uma ameaça para a profissão de web design. Muita gente sabe cozinhar, mas mesmo assim existem muitos cozinheiros profissionais. O mesmo ocorre com as profissões ligadas ao desenvolvimento de sites.

Entre as pessoas que contratam plataformas de “faça você mesmo seu site”, nem todas conseguem levar adiante a montagem do site. Depois de um primeiro contato com a tentativa de fazer o site, essas pessoas buscam a ajuda de um profissional.

Onde trabalha o web designer?

Você vai encontrar web designers principalmente em agências de criação de sites e agências de marketing online. Além disso, é muito comum pessoas exercerem essa profissão como freelancers.

Quanto maior a estrutura da empresa, os profissionais envolvidos na criação de sites podem ter outros nomes de cargos, devido à necessidade de dividir o processo em departamentos por especialização. Abaixo alguns exemplos de onde trabalham as pessoas dedicadas ao processo de desenvolvimento de sites:

Agências ou equipes de marketing digital

Para quem deseja contratar o web designer de agência:

A contratação do web designer em agências conta com a garantia de que se está comprando um serviço dentro da formalidade, com endereço, contrato ou termos de serviços e nota fiscal.

Se o empresário tem a necessidade de serviços de marketing digital, como por exemplo, administração de redes sociais e inserção de anúncios onlines, então muitas agências geralmente oferecem esses serviços também. Seu site seria desenvolvido, levando em consideração um plano de marketing mais abrangente.

Para o profissional de web design que trabalha em uma agência:

Uma boa opção para quem está começando e aberto a aprender. O desenvolvimento na carreira vai depender bastante de cada empresa.

Dentro de uma agência, a tendência é que o trabalho seja melhor organizado entre pessoas e controlado, o que facilita a produtividade. Por exemplo, se o profissional que trabalha no design não precisa fazer captação de clientes, ele terá muito mais tempo para exercer suas funções com maestria.

Aqui a barreira de entrada e o salário são menores, quando comparados com as grandes empresas de tecnologia. Por outro lado, dentro de uma agência, há mais oportunidade de desenvolver uma visão do todo nos projetos em que participa.

Freelancer ou “eugência”

Para quem deseja contratar o web designer freelancer:

Um profissional freelancer de web design pode acompanhar seu projeto do início ao fim, sem que você tenha de conversar com várias pessoas. Ou seja, ele pode gerenciar o processo desde o planejamento do site até a finalização, que seria um site funcionando para visitação pública na internet.

Contratar um profissional apenas para o desenvolvimento e implementação do site pode ser bom para o empresário que prefere diluir seus riscos. Assim ele pode ter outra equipe responsável pelo marketing digital de redes sociais e de propaganda online, sem ficar dependente apenas de uma agência.

Nem todo freelancer é informal, há vários indivíduos com CNPJ, que pode emitir nota fiscal para seu projeto.

Para o web designer que trabalha como freelancer:

O freelancer se beneficia de não ter de gastar tempo com deslocamentos, nem precisa se preocupar com a região do país em que vive, nem com sua idade, desde que tenha equipamentos e internet de qualidade. A vida de freelancer é ideal para quem gosta de autonomia e tem uma veia empreendedora.

Desde 2020, o trabalho online aumentou e tem sido mais aceito pela sociedade. Isso facilita muito a vida do freelancer. Por exemplo, ele consegue trocar deslocamentos de visita a clientes por reuniões online. Nos últimos anos, facilitações na contratação online, também permitem que o freelancer trabalhe para agências.

A mesma pessoa que desenvolve é a pessoa que precisa captar clientes, negociar, gerenciar suas finanças, entre outras atividades para manter o negócio. Aqui o maior desafio é a quantidade de trabalho para uma pessoas só. Isso exige um certo grau de maturidade e organização.

Grandes empresas de tecnologia

Web designers trabalhando em empresa grande

Devido à especialização e divisão do trabalho, dificilmente encontrará o termo web designer nas descrições de vagas em empresas como Amazon ou Facebook.

Existem outras nomenclaturas de profissões que atuam em partes do processo no desenvolvimento de sites: programador, desenvolvedor, desenvolvedor front-end, UX Design, especialista em SEO, especialista em e-commerce, etc.

Para quem gosta de ter uma carteira de trabalho assinada, a CLT, os melhores salários e benefícios estão aqui. No entanto, a concorrência é bem grande.

Web designer e competências básicas

Esta seção refere-se ao web designer, como freelancer ou pessoa que administra ou trabalha para uma agência ou empresa que exige o profissional que cuida de todas as etapas do processo, do planejamento à implementação do site.

imagem de profissional trabalhando para ilustrar conceito de conhecimentos básicos de um profissional de web design

Vou listar algumas competências que podem ajudar muito o web designer.

  • Bom gosto e senso estético para lidar com imagens, formas e proporções;
  • Empatia: ele precisa se colocar no lugar do visitante do site e do proprietário do site;
  • Comunicação pessoal;
  • Organização e capacidade de formar e lidar com processos de trabalho;
  • Gosto pelo detalhe;
  • Capacidade de ser autodidata e procurar por informação, porque há muita novidade sempre.

Agora serão expostas as habilidades técnicas:

  • HTML e CSS – mandatório;
  • Java Script, PHP entre outras linguagens de programação;
  • Manipulação de imagens e de vetores;
  • Conhecimento em um software de prototipagem, por exemplo Adobe XD ou Figma;
  • Familiaridade com sites administráveis populares;
  • Básico de marketing: público-alvo, objetivos do negócio, missão, conversão etc.
  • Otimização para motores de busca, SEO.

Da lista acima, o essencial seria HTML, CSS e um básico de manipulação de imagens e de vetores. Tudo depende muito do contexto em que o profissional está inserido. Como já disse, com equipes é muito mais fácil dividir o trabalho com foco na especialização.

Share the Post:

Você pode gostar destas postagens