Qual profissional cria um logotipo?
O designer é o profissional mais preparado para assessorar empresas, organizações e pessoas que desejam criar um logotipo e aplicá-lo em desenhos de materiais impressos e digitais.
Para criar um logo de forma efetiva, esse profissional seguirá uma metodologia. Portanto, há etapas a serem seguidas, como passos que guiariam tanto o designer como o cliente para o resultado desejado.
- Qual profissional cria um logotipo?
- Para quem é este artigo?
- Onde trabalham os designers de logotipo?
- Como encontrar um designer de logo profissional?
Para quem é este artigo?
Este artigo é para quem tomou a decisão de que quer ter uma imagem profissional, por isso, um dos passos seria a criação de um logo para seu projeto, empresa ou própria carreira.
Se você já sabe que um designer cria um logo, então a segunda pergunta seria, onde encontrar esse profissional e quanto reservar de orçamento.
Onde trabalham os designers de logotipo?
- Estúdio, escritório ou agências de design gráfico e digital:
- os escritórios de design gráfico geralmente oferecem serviços de design de logo. Eles têm uma equipe de designers que podem criar um logo personalizado para a sua empresa.
- prefira os designers gráficos quando você deseja aplicar seu logotipo em produtos de impressão, por exemplo: cartão de visitas, receituário, sinalização, móveis de lojas, etc.
- Agências de web design, de marketing digital ou de publicidade:
- pode ser uma boa opção para quem quer fazer um website ou uma ação de marketing e prefere contratar tudo em um único local.
- por exemplo, se você já está contratando os serviços de desenvolvimento de site em uma agência, então ela pode oferecer o desenvolvimento de logo no mesmo pacote.
- Gráficas
- este é outro local onde há grande probabilidade de encontrar o serviço de criação de logo.
- em alguns casos os valores são menores que de uma agência.
- a agilidade para trabalhar com prazos curtos é uma das características dos serviços de design quando oferecidos por uma gráfica.
- justamente a falta de tempo para investir em cada arte pode também ser um ponto que pode afetar a qualidade do seu logo.
- porque pense bem, se o designer só tiver menos de uma hora para trabalhar em seu design, provavelmente ele não terá tempo para elaborar pesquisas, análises e testes aprofundados.
- não significa que todas as gráficas sejam iguais, nem que os designers de gráficas sejam piores, apenas eles possuem muito pouco tempo para cada trabalho.
- Designer de logo autônomo ou freelancer
- são os profissionais de design gráfico que trabalham em carreira solo, sem pertencerem a uma estrutura empresarial com várias pessoas.
- apesar de trabalharem de forma autônoma, muitos possuem um CNPJ e conseguem emitir nota fiscal igual a uma agência.
- o lado positivo de contratar este tipo de profissional, seria poder criar uma parceria de longo prazo com uma pessoa.
- trate sua busca como a pesquisa por parceiro comercial, contrate alguém com quem consiga conversar de forma clara. No futuro será mais fácil solicitar novos serviços para alguém que você já conheça.
Como encontrar um designer de logo profissional?
Leve em consideração seu orçamento e o estilo de logo que deseja para seu projeto. A partir daí, busque por empresas ou profissionais em agências, escritórios ou sites que mostrem um portfolio que corresponda às suas decisões sobre investimento e estilo.
No item anterior mostramos onde os designers de logo trabalham. Abaixo vamos abrir algumas dicas de como encontrar um designer de logo profissional, seja ele freelancer, ou parte de um escritório, agência, gráfica, entre outros:
Pesquisa do Google para encontrar designers
Quando você procura no Google, vai encontrar tanto propagandas como o resultado orgânico (que não é resultado de anúncio pago) de empresas e pessoas que estão dispostas a iniciar um projeto de desenho de logo.
Geralmente quem anuncia no Google tem a agenda aberta para novos clientes, então se você entrar em contato com esse profissional, via ser maior a probabilidade de encontrar alguém disponível para seu projeto.
Além disso, outro lado positivo de escolher um profissional que anuncia no Google, é que eles geralmente possuem um site, que você poderá visitar para verificar se gosta do trabalho antes de entrar em contato.
Os resultados do Google, principalmente os ligados ao mapa, levam em conta a região em que você vive, muitas vezes indicando profissionais perto de você. Se proximidade geográfica for importante para você, então isso é um ponto positivo.
Instagram para achar designer de logo
Prefira hashtags com algumas palavra em português porque a rede é internacional. Geralmente, designers brasileiros são melhor opção para quem reside no Brasil, devido ao idioma e altos custos de transação internacional.
Procure por hashtags como #logotipo.
O lado bom do Instagram é que perfis de pequenas agências ou freelancers muitas vezes trabalham de forma focada em um nicho, por exemplo, há perfis especializados em advogados, fisioterapeutas, profissionais de beleza, mascotes femininos, etc.
Nos comentários de um perfil é possível verificar como o designer ou agência trata seus clientes. Verifique se respondem às dúvidase como se comportam.
Para contatar essas empresas ou profissionais, em vez de comentários públicos, prefira as mensagens diretas ou o link do WhatsApp, se estiver disponível na Bio.
Essa rede social pode trazer desde amadores até profissionais. Por isso, pesquise bem sobre o portfólio do profissional e outras provas para ver se você está lidando realmente com uma pessoa idônea.
Uma vez que você tenha seguido alguns perfis de designers nesta rede, o próprio Instagram vai começar a sugerir novos perfis ligados ao seu interesse em contratar um designer.
Grupos do Facebook para achar designers
Uma opção para quem prefere lidar com freelancers, em vez de agência. Prefira os grupos em português, do Brasil.
Nomes de alguns grupos que podem ser interessantes: Cliente Procura – Designer Gráfico Freelancer e Designers Freelancers
É um caminho fácil para quem está com muita pressa e prefere ser procurado pelos profissionais em vez de fazer o primeiro contato. No entanto, você precisa escrever uma primeira postagem com os requisitos do seu projeto no grupo, para depois alguns perfis entrarem em contato.
Aqui os cuidados são os mesmos que você deve ter no Instagram, porque não há barreiras de entrada à pessoa que se diz designer. As checagens ficam por conta de quem contrata, você precisa pedir link para portfólio, de outras redes sociais, etc.
Linkedin – encontrar designers com experiência
Ideal para quem precisa de designers para projetos que exigem experiência comprovada.
Para procurar no Linkedin, será necessário fazer login na plataforma, do mesmo modo que as outras redes sociais solicitam cadastro.
Na caixa de busca digite em português “designer gráfico freelancer” e os resultados podem surpreender, porque vai descobrir que alguns profissionais que podem ser conhecidos seus ou de algum contato seu.
Indicação de conhecidos
Pergunte a amigos ou colegas se eles conhecem um bom designer de logo.
Portais com portfólio de designers
Se você tem curiosidade de saber onde estão os designers das marcas conhecidas que você consome, muito provavelmente os encontrará no Behance e no Dribbble. Um dos lados positivos desse tipo de site está em poder visualizar e analisar o portfólio antes de entrar em contato com os escolhidos.
Sites de portfólio de designers são uma boa opção para projetos que exigem qualidade na entrega do logo, porque você encontrará profissionais e agências com experiência.
Desde iniciantes a profissionais premiados, essas plataformas são ricas em designers, agências e exemplos de design do mundo todo. Por isso recomendo que seja específico e digite por exemplo “design de logo Brasil”.
Site de logo pronto
Se você tem pressa e precisa de um design de logo profissional exclusivo, então esse site pode ajudá-lo(a). Chama-se LogoGround , ele mostra desenhos já prontos de logo.
Você consegue filtrar e verificar várias possibilidades. Portanto é bom para as pessoas que não querem correr o risco de contratar um designer para só ver o logo depois de todo o processo de criação.
Todos os designs de logo são originais e com apoio para personalização com a escrita do nome de sua empresa incluso no valor. Ou seja, se você escolher um mascote de cachorro, você pode pedir para inserir o logotipo com nome da sua empresa na entrega final, sem que tenha que pagar por adicional ao preço que é exposto na plataforma.
O site é em inglês, então essa seria a língua usada para comunicação com o designer escolhido.