Brinomi Web Design

  • Home
  • Blog
  • Portfólio Web Design
  • Sobre Nós
    • Processo
    • Empresa e formas de atendimento
  • Orçamento
  • Contato
Início » Blog

Web Designer – características do profissional

Profissional que faz ou trabalha como web designer

Quando falo que trabalho de web designer, já ouvi algumas perguntas interessantes, de vizinhos, amigos e familiares. Por isso achei interessante anotá-las e escrever um artigo respondendo a todas elas, porque pode ser que outras pessoas tenham as mesmas dúvidas.


Você chegou neste artigo porque precisa contratar um web designer?

Orçamento para website


Web Design é uma profissão?

O web designer acompanha e pode executar um projeto para idealização e implementação de um website completamente sozinho ou com a ajuda de outros profissionais.

O que define o escopo de atuação do profissional seria o tamanho da empresa para a qual ele trabalha. Além de suas preferências para especialização.

Quem faz o website das empresas de tecnologia grandes

Web designers trabalhando em empresa grande

Em empresas maiores, as atividades de web design existem com este mesmo ou outros nomes. Muitas vezes a nomenclatura dada aos profissionais pode variar bastante, porque existe mais especialização.

Dentro de um ambiente de empresa de tecnologia de informação, com muitos funcionários, pense numa Facebook, Uber, Google, Pinterest, etc. Há profissionais voltados para planejamento, programação, desenho da interação visual com os usuários finais etc.

Nesse contexto, entra uma infinidade de nomes: programador, desenvolvedor, UI Design, especialista em SEO, etc.

Quem faz o website nas agências pequenas

Em uma empresa menor, um mesmo profissionais que cuida do processo de web design pode executar atividades variadas. A mesma pessoa pode elaborar o visual de um site e programá-lo ou colocá-lo em funcionamento.

Comparação com outras profissões

Esse tipo de divisão do conhecimento acontece em outros ramos de atividade, por exemplo, é o mesmo com o contador. Em empresas grandes, há pessoas especializadas em imposto de renda, conciliação, relatórios gerenciais, ativo fixo, etc. Já o contador que atende empresas pequenas pode ter expertise para executar todos os processos sozinho.

Web designer e competências básicas

Esta seção do texto refere-se ao web designer, como pessoa que administra ou trabalha para uma agência pequena.

Vou listar algumas competências que podem ajudar muito o web designer.

  • Bom gosto e senso estético para lidar com imagens, formas e proporções;
  • Empatia: ele precisa se colocar no lugar do visitante do site e do proprietário do site;
  • Comunicação pessoal;
  • Organização e capacidade de formar e lidar com processos de trabalho;
  • Gosto pelo detalhe;
  • Capacidade de ser autodidata e procurar por informação, porque há muita novidade sempre.

Agora serão expostas as habilidades técnicas:

  • HTML e CSS – mandatório;
  • Java Script, PHP entre outras linguagens de programação;
  • Manipulação de imagens e de vetores;
  • Familiaridade com sites administráveis populares;
  • Básico de marketing: público-alvo, objetivos do negócio, missão, conversão etc.
  • Otimização para motores de busca, SEO.

Desta lista, o essencial seria HTML, CSS e um básico de manipulação de imagens e de vetores. Tudo depende muito do contexto em que o profissional está inserido. Como já disse, com equipes é muito mais fácil dividir o trabalho com foco na especialização.

Filed Under: Blog da Brinomi Web Design

Eles usam WordPress II – Websites Acadêmicos

Em outro artigo, abordamos empresas de comunicação e artistas famosos que usam WordPress. Hoje, falaremos sobre desenvolvimento de websites acadêmicos com uso do WordPress.

Fizemos uma coletânea de exemplos ligados ao ambiente acadêmico e achamos bem interessante o que encontramos ao redor do globo, inclusive no Brasil.

Temos exemplos do WordPress sendo usado como CMS, também chamado de website gerenciável e como Blog. Para ambos os casos sua estrutura quando bem trabalhada permite o desenvolvimento de sites com atualização constante e  interação.

desenvolvimento de site academico em wordpress
Harvard Law School – Program on Negotiation

Um aspecto da atualização constante de um website é a necessidade  de inserção conteúdo, porém dentro de universidades e instituições de ensino, conteúdo é o que não falta.

É salutar um sistema como o do WordPress para estes casos, porque ele permite que alguns usuários administradores ou editores alimentem o site sem necessidade da interferência de um web designer. Além do que, há várias facetas da comunicação que podem ser lapidadas neste processo:

  • exposição de produção acadêmica;
  • convite para processos seletivos;
  • divulgação de simpósios e eventos;
  • estreitamento de laços de intercâmbio com outros institutos de pesquisa e ensino;
  • apresentação dos estudantes, mestre e doutores, em consequência, suas ideias também são apresentadas ao público;
  • estabelecimento de sua própria voz e imagem para o ambiente de fora da universidade, inclusive para a mídia, sem intermediários;
  • uso de versão em inglês ou espanhol para determinar sua presença como centro de referência internacional.
Criação de Sites em São Paulo em WordPress
UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco – Site desenvolvido em WordPress – uma página cheia de vida pelas cores usadas e dinamismo na interação.

Usar os recursos da internet de forma profissionalizada só pode trazer retornos positivos para uma instituição de ensino.

A segurança é um dos cuidados a serem tomados por administradores de sites ligados ao ensino superior. Um bom profissional vai ajudar seu cliente a tomar as medidas necessários para este fim.

Criação de sites gerenciaveis
Cambridge – Machine Learning Group

Todo o website de um departamento pode ser gerido com uso do WordPress, desde a página inicial do site, até página de contato, etc.

Outro cenário viável é o uso do WordPress como blog ou área de notícias apenas, por exemplo, um site todo pode ser feito com base em outra estrutura e ter apenas seu blog em WordPress.

Site feito em WordPress pela Brinomi Web Design
Projeto de web design em WordPress para o site da Alacip – Associação Latinoamericana de Ciência Política.

Filed Under: Blog da Brinomi Web Design, Wordpress

Administração de Websites: moderação de comentários

Você chegou a este artigo porque precisa de ajuda com a administração de seu website? Entre em contato conosco neste link.

Nesta postagem sobre administração de websites, desejamos focar nos comentários, que existem em blogs como o WordPress, quando você permite que pessoas participem de seu site, deixando suas opiniões no final de artigos.

Ao visitar alguns sites de jornais e revistas do Brasil, nos últimos dias, nos sentimos convidados a uma reflexão sobre a arte de administrar a postagem de opinião do público em sites com grande volume de visitação. Observamos comportamentos os mais diversos, desde ideias bem colocadas, até preconceito, xenofobia, incitação a violência, entre outros.

administração de websites

Os sites visitados para o desenvolvimento deste texto foram os dos seguintes jornais: Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, O Globo, Portal R7 (da Rede Record). O meu universo de análise é limitado pela nossa situação geográfica (estamos no Brasil – cidade de São Paulo) e pelo que  nos trazem os motores de buscas em suas primeiras posições quando olhamos por algum tópico recente. De modo algum estamos fazendo um artigo científico, não temos tempo nem estrutura para tanto, são apenas nossas divagações a partir do que observamos em nossa janela da internet.

Há vários pontos que podem ser abordados ao se analisar a moderação de comentários em websites de grandes empresas de mídia, vamos passar pelos que consideramos de maior relevância. E talvez isso te ajude a refletir sobre o seu próprio website ou a respeito do modo como você se comporta em fóruns públicos.

Comentários como ferramenta de engajamento e retenção do seu público

Na antiguidade grega, as pessoas usavam a agora, ou praça pública como local para exposição e discussão de ideias. O mesmo ocorre com uma postagem ou artigo quando ele fica aberto para discussão. Websites de meios de comunicação de massa são um ponto de visitação de inúmeras pessoas e se tornam a agora da realidade histórica atual. Após muitos séculos, a tecnologia traz de volta a possibilidade falar e ser ouvido pela comunidade, mas tudo com dimensões e percepções alteradas.

Para os administradores do site isto é positivo, porque no mundo atual as estatísticas de visitação de um site também contam e muito para o desempenho dos meios de comunicação, tanto no estabelecimento de suas imagens, como nas receitas de marketing provenientes destas visitas.

Quando uma pessoa se propõe a comentar, é porque ela se interessa o suficiente sobre o assunto abordado. Geralmente quem comenta sente-se parte de um público de um site e vai retornar como visitante outras vezes.

Percepção do público em geral sobre o conteúdo dos comentários

Outro dia estávamos lendo um artigo no site da Globo e na sequencia,  já estávamos criticando esta empresa da mídia brasileira. Depois de um minuto, paramos para pensar se o que mais nos irritou no artigo foi o conteúdo em si, ou se foram os comentários públicos lidos abaixo do texto principal.  Neste caso eram os comentários a parte irritante da experiência. Ficamos a pensar sobre o quão difícil é dissociar qualquer tipo de comentário do meio que o expõe.

Apesar de sermos web designers experientes com a internet, donos de nosso próprio site, já nos encontramos no mesmo tipo de situação de desgosto com outros sites de jornais, porque a primeira impressão que toma conta de nosso cérebro é a de que o meio de comunicação é o responsável pelo que é falado pelo público em sua página.

Até certo ponto é verdade, porque seja qual for a plataforma tecnológica usada, sempre é possível deletar itens que sejam ofensivos. Por outro lado, não é atividade das mais simples a administração de websites abertos à participação geral.

Liberdade de expressão

Ao administrar sites de jornais, a liberdade de expressão seria um dos pontos que norteia o processo de análise de comentários. Por exemplo, o usuário poderia manifestar seu pensamento, independentemente do seu partido político, mesmo quando fica evidente sua afiliação ideológica.

Acreditamos que este tipo de atitude exige maturidade de todas as partes deste processo, do jornal, do usuário que comenta e do leitor que está fazendo uma rápida visita na página, este último silencioso é a maioria das pessoas.

A maturidade é mencionada, por vários motivos: aceitar opiniões diferentes das próprias é difícil; colocar-se politicamente sem ser pedante e de forma racional é um desafio e por fim, por parte do visitante do site, que só foi para ler uma notícia, quando sem querer ele lê alguma colocação que difere da sua, é preciso paciência com a liberdade de expressão alheia e discernimento para separar o meio de comunicação do usuário que comenta.

Restrições – quem pode, quem não pode ou ninguém pode

Um dos modos de lidar com este tipo de situação em websites são as restrições para determinar quem pode ou não comentar:

  • uso de perfil em redes sociais – opção escolhida por alguns sites como maneira de se validar a existência da pessoa na vida real. Há meios de ser burlado com facilidade para quem tem real intenção de inventar um perfil mentiroso.
  • cadastro no site – outro modo de recolher informações sobre os participantes dos comentários, tem como lado positivo para a organização o recolhimento do e-mail da pessoa, que pode ser usado para atividades de e-mail marketing. Este perfil também pode ser facilmente criado de modo falso.
  • bloqueio geral de comentários – há sites que preferem não deixar espaço nenhum para participação pública.
As restrições acima se aplicam para grandes portais e jornais. Para o blogueiro ou pequeno empresário,  muitas restrições aos comentários não trazem efeitos positivos aos seus blogs.

Moderação de comentários, quando, onde…

É possível que a moderação de comentários não seja feita na rotina de alguns dos grandes sites de jornais e de portais, ou deve haver um intervalo de atraso entre comentário e moderação, porque já lemos todo os tipos de absurdo nas áreas abertas ao público destes websites.

No mundo perfeito, os próprios leitores seriam também moderadores ao denunciar comentários de spam ou criminosos, como por exemplo os de teor racista. Por outro lado acreditamos que a imagem dos meios de comunicação só tem a ganhar quando uma moderação é feita de forma rápida por pessoas da administração do website.

Regras para comentar

Em muitos jornais, há a exposição de regras de conduta no preenchimento de um cadastro. Em geral, esta informação é passada com aquele contrato cheio de letras pequenas, onde você coloca um “x” embaixo falando que leu, só para terminar com a agonia da inscrição de forma mais rápida possível.

Um modo muito interessante de passar este tipo de informação, que não é devidamente explorado por estes portais, seria o uso de ilustrações e infográficos. Se num extremo há pessoas com má intenção, em outras situações há pessoas sem noção que poderiam ser melhor instruídas ao se cadastrarem nos meios de comunicação. Aqui abrimos um parêntesis, porque em princípio, portais da grande mídia não deveriam ter papel de instrução básica sobre o que se pode falar ou não em público, mas se é possível facilitar o entendimento de regras de forma lúdica, porque não explorar melhor estes recursos?

Comentários e SEO

Acreditamos que um dos motivos pelos quais alguns sites não fazem moderação alguma, seria para melhorar ou garantir seu posicionamento nos motores de busca. Já que comentários podem agir de forma positiva para esta finalidade. Veja bem que usamos o verbo “poder”, para indicar possibilidade, porque em alguns casos o comentário atua de forma nociva ao desempenho de determinada página para suas palavras-chave em foco. O texto dos comentários pode diluir a densidade da palavra-chave em destaque.

Identificação do Troll e seus métodos

Por fim, há a figura do Troll, fiz uma busca no Google outro dia e não vi muitos textos em português sobre esta famigerada persona que participa na colocação de opiniões  com o objetivo de gerar conflito e tirar as pessoas do sério. Trolls devem ser ignorados e banidos, mas temos observado que não é isso que ocorre. Muitas vezes pessoas do bem ficam fora de controle e respondem de forma agressiva ao Troll, que está lá para gerar este tipo de comportamento. Talvez o meu website não seja o mais indicado para falar sobre o assunto, mas esta figura renderia um post.

Inicialmente comparamos a agora grega aos artigos dos blogs de portais da grande mídia, com participação para comentários. Neste ponto finalizamos mostrando uma diferença básica entre a praça pública grega e a internet, porque na internet há anonimato e possibilidade de se forjar perfis com facilidade, sendo que na Grécia antiga a pessoa emitia sua opinião e mostrava a sua face.

A realidade virtual exige mais cuidado e prudência na interpretação do que se lê e no modo como as pessoas se comportam. O anonimato permite comportamentos que as pessoas não teriam em um ambiente normal e a exposição virtual dá margem a interpretações errôneas quanto aos meios de comunicação e quanto ao que realmente é a opinião da maioria. Por exemplo, um exaltado que fala muitas vezes passa a impressão de que há várias pessoas com o mesmo comportamento, enquanto ele é apenas um indivíduo com tempo livre para passar a mesma ideia repetidamente em diferentes páginas de notícias do mesmo site e de sites diferentes…

Você já andou sobre gelo? É uma sensação estranha, que não conhecemos quando moramos em São Paulo. Uma calçada gelada pode ser um tombo a cada passo, principalmente se você não está acostumado, mas uma vez na rua é preciso andar… Acredito que o mesmo ocorre com a relação entre a grande mídia e os comentários públicos na internet. A administração desta relação foi iniciada, e possível ver tombos nítidos e espero que seja amadurecida com o tempo, já que é preciso andar nas ruas da rede mundial…

 

Filed Under: Blog da Brinomi Web Design

Eles usam WordPress

Veja alguns sites que usam WordPress, dois deles são de artistas bem conhecidos, os outros dois são de empresas ligadas à comunicação, mas de porte e natureza diferentes.

Ao clicar nas fotos, abrirá a janela do respectivo site. Pelo que se pode observar de cada um, não foram feitos em um dia.

São projetos que provavelmente envolveram diálogos com os administradores do site, uso de linguagem estética existente ou planejada para cada um, etc.

brinomi-44
Site feito em WordPress, da BBC América.

Em todos a interação é marcada pela inserção de ícones de mídia social, principalmente no convite para seguir um perfil ou curtir a própria página visitada. Tanto o site da BBC America como o do Justin investem no convite ao cadastro em newsletter, na primeira metade do site, para chamar bem a atenção e criar engajamento junto ao seu público.

De todos eles, o da BBC é o mais cheio de detalhes e com certeza tem um time para cuidar da sua alimentação diária de informações, no formato apropriado.

Sendo que o site não é um destino em si, ele será bem sucedido na medida que for um intermediário que alavanca a audiência do canal de televisão com o mesmo nome.

Seria um conjunto de mídias, onde uma completa outra. Um exemplo brasileiro sobre uso de múltiplas mídias ao mesmo tempo, o número de mensagens de Twitter sobre uma novela, ao momento em que a mesma está no ar.

website desenvolvimento em wordpress
Justin Timberlake tem o site desenvolvido em WordPress

O interessante é que a plataforma do WordPress pode dar vida a diferentes assuntos, de forma dinâmica, porque o site vai mudando de cara conforme as notícias e as fotos forem se renovando com o tempo.

Detalhe em ambos os sites dos músicos expostos neste artigo não há som que se inicia sem ser chamado. O início das músicas só se inicia quando o usuário escolhe ouvir.

Por exemplo, no site do The Rolling Stones, há um vídeo muito bom, mas o som só se inicia se você quiser. Nós particularmente gostamos deste tipo de interação, porque muitas vezes uma música não esperada é uma experiência frustrante.

As pessoas acessam sites de diferentes lugares e a partir de diversos aparelhos. Por exemplo, uma pessoa num ambiente de trabalhou ou num ambiente público não precisa ser pega de surpresa com o som do site que visita.

site de artista desenvolvido em wordpress
The Rolling Stones usam WordPress

O último site investe na formação de comunidade, que eu acho um grande desafio em si, porque este modelo para funcionar exige a efetiva participação de várias outras pessoas.

No caso do Independent Fashion Bloggers, eles tem sucesso no seu nicho de atuação. Trata-se também de um site composto de time dedicado para a manutenção diária do mesmo. Neste caso não apenas web designers, mas redatores e administradores que planejam toda a questão de conteúdo, seo, ações de marketing de relacionamento e estética.

brinomi-43
Independent Fashion Bloggers em WordPress
Os sites foram mencionados no “showcase” do WordPress.org

Filed Under: Blog da Brinomi Web Design, Wordpress Tagged With: CMS, Site Administrável

  • « Previous Page
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • …
  • 10
  • Next Page »

9 anos de empresa constituída em São Paulo – SP

webdesigner com experiência em são paulo sp

FAQ – Perguntas e Respostas

perguntas e respostas sobre serviços da Brinomi Web Design

Sobre o Blog da Brinomi Web Design

O público principal do blog são nossos clientes e os visitantes que encontram nosso website com o intuito de contar com o apoio de uma empresa para ter um website profissional.

Nossas informações e dicas são adaptadas para os leigos no assunto de web design. São pessoas que não desejam conhecer todos os detalhes técnicos sobre como fazer um site, mas que desejam gerenciar sua presença na internet com segurança e desenvoltura.

Além disso, em alguns momentos, tomamos a liberdade de colocar alguns posts de assuntos diversos que fazem parte de nossos dias. Já que o blog acaba sendo uma de nossas plataformas de expressão e de registro do que estamos vivendo.

Mais postagens da Brinomi Web Design

  • Dicas para Woocommerce
  • Website for company that has factories
  • Site para fornecedor industrial – Wangtecs
  • Portfólio de web design: Escola de Moda Profissional
  • Site para academia
  • Pacotes de Criação de Sites
  • Planejamento para criação de site
  • Portfólio: website responsivo para profissional de saúde
  • Portfólio de Desenvolvimento de Site: Star Player Group
  • Portfólio de Desenvolvimento de Site: Delizie Alimentos

Portfólio de Web Design – trabalhos que fizemos

projeto de website para indústria

Web design e cuidado com sua marca

Se você já tem um logo, ele será utilizado em nosso projeto com todo o cuidado para mantermos alinhamento estético com sua identidade de marca já construída. Quando você tem um negócio em andamento, nossos websites entram em harmonia com o visual de sua empresa.

Seu projeto de web design planejado com segurança

Seu domínio é como sua marca na internet, conte com a nossa assessoria para que tudo seja feito em seu nome ou no nome da sua empresa. Na Brinomi Web Design, seu projeto é elaborado em etapas definidas, nas quais você é envolvido. Assim, você fica tranquilo para cuidar dos seus negócios.
formas de pagamento para projetos de webdesign

Compartilhe nosso site

Criação de Websites em São Paulo no Face  Brinomi - Criação de Websites em São Paulo no Twitter   Brinomi - Compartilhe Criação de Websites em São Paulo no Linkedin

Páginas do Website

Home | Site Bilingue | Desenvolvimento de websites | Histórico do Website | Blog | Portfólio | Contato

Tags

websiteswebdevelopmentweb designwebdesignsitesSite Responsivosite profissionalsite para pequena empresaSite Corporativosite bilíngueSite Administrávelempresa de web designelaboração de sitesdesenvolvimento de websitesdesenvolvimento de sitescriação webcriação de websitescriação de sitesCMSblog corporativo
Site seguro
Brinomi Web Design no Twitter

Visite Brinomi Web Design no Twitter

© Copyright Brinomi Web Design· Todos os direitos reservados · São Paulo - SP - Brasil
contato: web@brinomi.com.br | 55-11-2579-1534 (UTC−3 horário de Brasília - período comercial) | Trabalhamos com: Wordpress, Html5, Css, Jquery, JavaScript, desenvolvimento de sites corporativos e criação de sites para pequenas e médias empresas e profissionais liberais.

No momento nossa agenda está lotada e só enviamos orçamento para quem já foi nosso cliente. Agradecemos a sua compreensão.