WhatsApp: +55 (11) 98863-91-41  | web@brinomi.com.br

Artigo que explica o que é um domínio para website. Da série: Brinomi explica. Desenho de pessoa sentada em um computador indicando um endereço de website.

Domínio de site – dicas de um web designer

criação de website com valor e segurança

O que é um domínio?

Domínio é o nome único que a pessoa digita para acessar seu site. Por exemplo: brinomi.com.br ou google.com.

Você ou sua empresa precisam ser proprietários do domínio para publicar um site com ele ou para criar e-mails usando o nome escolhido.

Domínios podem ser de vários tipos diferentes, conforme o final deles: .com; .com.br; .org; .co.uk; etc.

Você escolhe um domínio que tenha relação com suas atividades. Porém, se alguém já usa o seu domínio, você precisará escolher outro que não tenha dono ainda.

  1. O que é um domínio de website?
  2. Como ter um domínio de internet?
  3. Onde comprar domínios para sites?
  4. Quem pode comprar um domínio?
  5. Comprar domínio de internet para empresa – dicas profissionais
  6. Domínio “.com.br” é melhor?
  7. Domínios de sites tem validade?
  8. Principal dica de segurança sobre renovação de domínios
  9. Quanto custa um domínio?
  10. Vídeos sobre o funcionamento de domínios

Como ter um domínio de internet?

Domínio se compra e se paga por ele em forma de anualidades. Veja os passos para ter um domínio de website.

  • Escolher o nome
  • Escolher o site onde vai comprar o nome do domínio
  • Verificar se alguém já usa seu domínio escolhido
  • Registrar em período entre 1 a 10 anos
  • Pagar pelo registro
  • Renovar o domínio depois do período escolhido.

Onde comprar domínios?

Domínios são regidos por autoridades (organizações) conforme a localização. Por exemplo, no Brasil, o registro.br seria essa autoridade para domínios com final “.com.br”

Empresas como Hostgator, Uolhost, etc também podem vender domínios, elas atuam como intermediárias. Essas empresas de hospedagem fazem o papel de facilitadoras na venda e renovação, fazendo a ponte entre as autoridades e os compradores de domínio.

Quem pode comprar um domínio?

Qualquer pessoa pode criar um domínio, desde que ele não tenha sido já criado.

Quando falamos em pessoa, pode ser pessoa física ou jurídica (empresa).

Alguns domínio possuem restrição. Por exemplo, você não pode registrar um domínio “.org.br” sem ser instituição não governamental sem fins lucrativos. Outras regras podem ser verificadas no momento da aquisição.

Comprar domínio de internet para empresa – dicas profissionais

  • Não registre o domínio de sua empresa em nome de um funcionário ou de terceiros. No caso de outra pessoa precisar de acesso à administração de seu domínio, ela pode ser cadastrada como responsável pela parte técnica, sem ser o proprietário principal.
  • Se sua empresa for uma sociedade, às vezes, vale a pena registrar o domínio no nome da empresa. Assim se algum sócio sair ou se for vender a empresa, vocês não precisam se preocupar com a burocracia da transferência.
  • Se você vai comprar uma empresa com presença online. Inclua na negociação e no contrato, as informações sobre a passagem da propriedade do domínio. Antes de fechar negócio, informe-se sobre quem é o real proprietário do domínio, local de hospedagem, etc.
  • Se você está montando um negócio mas ainda não possui recursos para investir em um website, você pode comprar o domínio mesmo assim. Dessa forma, você garante a propriedade sobre o nome do seu domínio para uso no futuro.
  • Registrar propriedade de domínio não é o mesmo que registrar marca. O registro de marca de uma empresa é outro processo, feito no INPI. Você não precisa do registro de marca para ter um domínio de site.
  • Quando você registra um domínio com final “.br” em seu nome, essa informação, inclusive seu CPF ou CNPJ, fica aberta ao público. Sites com final “.com” oferecem um serviço pago para esconder o proprietário do site das pesquisas públicas.
  • Lembre-se de renovar o domínio quando estiver para vencer. Mas cuidado de pagar apenas à organização onde fez o registro inicial.
  • Não pague boletos aleatórios que aparecerem em seu e-mail.

Domínio “.com.br” é melhor?

Depende da localização do seu público alvo. O final de um domínio informa aos sites de busca sobre qual o país dos visitantes do seu site. O “com.br” informa que seu site tem informações úteis para brasileiros.

Se seu projeto de web design for voltado ao público do Reino Unido, não pensaríamos duas vezes em aconselhar um final “co.uk”. Este tipo de escolha, entre outras ações, indica ao Google que seu site tem o foco no público daquela região do planeta.

Domínios tem validade?

No momento do registro, você pode escolher o período entre 1 a 10 anos. O importante é lembrar-se do período de renovação, porque uma vez não renovado, seu site sai do ar mesmo!

Principal dica de segurança sobre renovação de domínios

Há empresas que se aproveitam da situação e enviam boletos falsos de renovação de domínio com grande antecedência. Boa parte das pessoas com propriedade de domínio já recebeu um boleto assim. Não pague!

Se sua renovação for com o registro.br, a melhor forma é acessar o próprio site do registro.br, para acessar o boleto por lá.

Se você comprou o domínio junto a uma empresa de hospedagem, renove junto com a mesma empresa. Faça login no site da empresa para verificar as formas de pagamento. Evite links a partir de e-mail.

Quanto Custa um domínio?

Em 2023, uma anualidade de domínio com final “.com.br”, no Registro.br, custa R$40,00.

Adicionalmente, o preço pode variar com a quantidade de anos escolhidos.

Também se você comprar o domínio junto ao seu provedor de hospedagem pode ser que o preço aumente um pouco, mas não poderia ser muito mais que isso.

Domínios com o final “.com” podem variar muito de valor, principalmente no primeiro ano. Para as empresas de hospedagem vale a pena dar descontos bem grandes no primeiro ano, por exemplo, valores a partir de R$48 para primeiro ano e renovações com o dobro do preço.

Veja que a maioria das empresas de hospedagem vai oferecer um desconto para o primeiro ano, em alguns casos, o domínio é ofertado de forma gratuíta no primeiro ano e depois serão cobradas anualidades com o valor cheio, de 100%, a partir do do segundo ano.

Apenas lembre-se de que não existe gratuidade para sempre. Tem uma certa burocracia para retirar o domínio de uma hospedagem para outra, por isso consulte o valor do segundo ano ou anos posteriores, no momento em que for fazer a aquisição inicial, principalmente para domínios estrangeiros.

Vídeos sobre o funcionamento de domínios

Termino o artigo com dois vídeos das autoridades brasileiras para o assunto. Você pode assisti-los se tiver alguma dúvida sobre o conceito e como funciona um domínio de website.

As animações foram criadas para o NIC.br, O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, um órgão criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, que é o responsável pela coordenação e integração das iniciativas e serviços da Internet no País.

Share the Post:

Você pode gostar destas postagens