
Para quem vai iniciar um projeto de web design, passamos uma lista por e-mail, com os pontos importantes para o andamento e implementação do site. Um dos assuntos é o domínio do site:
O nome que a pessoa digita para acessar seu site na barra de endereços é o domínio do website
- Se você já tem um domínio, verifique quem é o proprietário e onde está registrado.
- Se você não tem um domínio, é o momento de fazer o registro de um nome para seu site.
Domínio de website – como funciona
Nada melhor que um vídeo oficial das autoridades brasileiras para o assunto. Você pode assisti-lo se tiver alguma dúvida sobre o conceito e como funciona um domínio de website.
Esta animação foi criada para o NIC.br, O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, um órgão criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, que é o responsável pela coordenação e integração das iniciativas e serviços da Internet no País.
Todo domínio tem um proprietário
Pense bem na pessoa que vai ter seu nome como proprietário no registro do domínio. Se você fizer parte de uma empresa com sócios, vale a pena registrar no nome da empresa.
Se você for uma empresa com apenas um dono, então você pode registrar até no seu nome de pessoa física, se preferir. Os registros de domínio com final “.com.br” mostram o CPF do titular ao público que o consultar.
Não registre o domínio de sua empresa em nome de um funcionário, mesmo que ele seja o responsável por Tecnologia da Informação. Se seu funcionário precisar de acesso à administração de seu domínio, ele pode ser cadastrado como responsável pela parte técnica, sem ser o proprietário principal.
Onde registrar seu domínio?
Caso o nome do seu site tenha final .com.br, então você pode fazer diretamente no registro.br, onde você também pode pesquisar se seu nome já foi utilizado.
Não há problema algum em registrar seu nome com outros provedores, mas muito cuidado com as tarifas abusivas.
Já pensamos em fazer um vídeo sobre o assunto. Nosso desejo foi atendido e esta é outra animação com as informações exibidas de forma bem agradável e instrutiva.
Nem todas as pessoas desejam seu site com final .com.br, por isso podem utilizar outras fontes de registro de domínio.
Há uma variedade de possibilidades de final de site. A hospedagem do site não precisa ser a mesma que a hospedagem de seu domínio.
Domínio de website e geografia
O final de um domínio pode ajudar os buscadores a entenderem qual o país do público-alvo do seu site.
Se seu projeto de web design for voltado ao público do Reino Unido, não pensaríamos duas vezes em aconselhar um final “co.uk”. Este tipo de escolha, entre outras ações, indica ao Google que seu site tem o foco no público daquela região do planeta.
Se seu foco for bem geral, o “.com” também é uma boa pedida. Para ter uma segurança da propriedade de seu nome, você pode comprar a versão “.com”, mesmo que seu domínio principal seja um nome regionalizado.
Na Brinomi Web Design, usamos o “.com.br”, porque nosso público é em sua maior parte brasileiro. Porém compramos o domínio “brinomi.com”, para ter garantia da propriedade sobre nosso nome de domínio.

Você chegou neste artigo porque precisa contratar um web designer?
Domínios tem validade
No momento do registro, você pode escolher o período entre 1 a 10 anos. O importante é lembrar-se do período de renovação, porque uma vez não renovado, seu site sai do ar mesmo!
Não pague boletos para renovação de domínio que aparecem do nada
Há empresas que se aproveitam da situação e enviam boletos falsos de renovação de domínio com grande antecedência. Boa parte das pessoas com propriedade de domínio já recebeu um boleto assim. Não pague!
Se você for meu cliente e ficar na dúvida, entre em contato comigo. Se sua renovação for com o registro.br, a melhor forma é acessar o próprio site do registro.br, para acessar o boleto por lá.
Registrar um domínio de website não é o mesmo que registrar uma marca
Registro do domínio de um website e registro da propriedade de uma marca são conceitos diferentes. O registro de marca é feito no INPI, no Brasil.
O registro no Inpi pode ser feito por você mesmo, sem despachantes ou com despachantes. Há empresas idôneas e outras que enviam boletos desnecessários, no estilo “vai que cola”.
Você não é obrigado a fazer o registro no Inpi, para ter um website.