1. Como se planejar para ter um website.
Tanto para quem vai fazer o site sozinho ou para quem vai contratar uma agência de criação de site. Há alguns pontos do planejamento do seu futuro website, que precisam ser pensados.
Ter essas informações reunidas antes de iniciar a construção de site vai economizar tempo e dinheiro, além de garantir melhores resultados para o proprietário do website.
- Introdução: planejamento para criação de site
- Checklist: informações para seu site
- Quais os próximos passos?
- Infográfico com o resumo de Planejamento para Criação de Site
Ou seja, são passos para você se organizar antes de iniciar a pesquisa de preços, escolha de plataforma e de fornecedor de serviços para criação de site.
Porque pense bem… de que adianta contratar profissionais se você, depois disso, tiver que pensar nesses pontos? É melhor ter tudo organizado e pensado antes de sair investindo seus recursos por aí.
2 – Lista de informações para seu site
2.1 – A construção do site é para qual público?
Mesmo que em alguns caso seja óbvio para o proprietário do negócio. É bom saber exatamente o público que deseja alcançar, isso ajuda você ou seu web designer a pensar na formulação do visual correto para agradar ao perfil desejado de visitantes de seu site.
Além do visual do site, informações como localização do público são importantes para adicionar elementos que ajudam a dizer aos buscadores que seu site atende a uma determinada localidade geográfica.
Não significa que você tenha de escolher uma opção obrigatoriamente dentro de cada item. Mas listamos abaixo algumas características que vão ajudar a pensar no seu público.
- Gênero: homem, mulher;
- Faixa etária: desde criança, adolescentes, adultos, aposentados;
- Classe Social: baixa, média, alta;
- Geografia: bairro, pais, região;
- Profissão ou ocupação: por exemplo um site de contabilidade pode focar em pequenos empresários;
- Gostos ou hobbies.
Para uma análise mais avançada, há métodos em que é possível fazer seu planejamento tendo em vista uma persona, sim você cria uma pessoa que é o cliente padrão de seu produto e faz todo seu marketing não apenas o web design, para aquela persona que representa o cliente de seu negócio.
2.2 – Nome do site, domínio e estrutura
O domínio do site, ou seja, do endereço web a ser usado pelas pessoas para acessar seu site a partir de um navegador de internet. Além disso, fizemos um artigo explicando o que é domínio, registro, etc. Visite o link se tiver curiosidade.
O Nome do site é o título do seu site que vai aparecer na página acessada.
Estrutura do site: a quantidade de páginas é importante para você passar ao web designer, para que ele tenha uma noção do tamanho do seu site.
Em sites de uma página só, cada seção do site assume a função de passar informações específicas, isso é muito comum em landing pages.
Para sites corporativos ou de comércio eletrônico, recomendamos que tenha uma página para cada assunto e categoria, assim você tem mais espaço para otimizar seu site para motores de busca (SEO).
2.3 – Logo e identidade visual
Se você está iniciando sua empresa, pode ser que ainda não tenha um logo com seu nome. Pode ser que você prefira contratar o serviço junto a agência de criação de sites e isso pode ser bem prático, verifique todos esses detalhes na fase de contratação do serviço.
Porém, se você preferir, você pode contratar a criação do logotipo ou identidade visual de forma independente, antes mesmo de contratar a empresa que vai criar o seu site. Não existe uma regra que obrigue você a contratar tudo de uma única agência.
Se o seu caminho for contratar ou fazer o logo de forma independente da agência de criação de sites, então a única recomendação seria que faça antes da contratação do desenvolvimento do site, porque o site será feito para uma determinada identidade visual.
O primeiro passo para ter um logotipo seria a certeza sobre seu nome ou o nome da empresa. Com isso definido, você tem uma ampla rede de possibilidades de profissionais ou recursos que pode contratar, conforme seu orçamento e exigência.
2.4 – Sites de concorrentes ou inspiradores
Ter esta lista, de dois ou três exemplos de sites de concorrentes ajuda muito o web designer que vai pegar o seu projeto. Porque assim ele tem um sentimento de como seu mercado se comporta.
Isso não quer dizer que você vai copiar o site de seu concorrente. Mas isso ajuda a ter uma ideia de funcionalidades do site e estrutura de comunicação do mesmo. Muitas vezes olhando sites em funcionamento é possível deduzir o que é vital para um site no seu ramo de negócio.
Não precisa ser necessariamente a análise de um concorrente, podem ser sites de inspiração, por exemplo, de empresas que se comuniquem de forma efetiva com um tipo de cliente parecido com o seu.
2.5 – Textos e imagens de cada página do website a ser criado
O texto de seu site é uma parte vital de seu planejamento. Temos um artigo que pode ajudá-lo a escrever o texto para seu site.
Você não precisa se preocupar com a divisão do seu conteúdo em elementos de design. Em um segundo momento, converse com seu designer, se ele for profissional, ele fará a leitura de seu texto para sugerir o layout na prova inicial do site.
Se você mesmo for fazer o site, também é válida a separação de etapas aqui: primeiro escrever, depois se preocupar com o visual.
As imagens que você ou um fotógrafo tirou de seu negócio ou produtos são um grande ativo para seu site. De forma alternativa, você ou seu designer poderá contar com recursos de bancos de imagens para inserir em seu site.
3 – Próximos passos para a criação de um site
Espero que nossas dicas de planejamento para criação de site tenham te ajudado. Depois do planejamento, a execução de seu projeto vai depender bastante dos seus recursos e profissionais contratados.
Se você optar por construir seu site sozinho, o planejamento vai ajudá-lo a executar seu projeto de forma satisfatória, com menos idas e vindas e economizado seu tempo.
Caso faça a opção pela contratação de uma agência ou de um freelancer, o planejamento vai facilitar seu processo de solicitação de orçamento e no estabelecimento de um contrato que considere todos os pontos que são importantes para seu projeto de criação do seu site.
Em outro artigo vamos detalhar mais os custos envolvidos para fazer um website profissional.